CANDIOTA

Canto Moleque da Canção Gaúcha está confirmado para 2018

Executivo afirma pretensão de resgatar a participação de talentos locais

Evento não foi realizado por três vezes

Evento não foi realizado por três vezes Foto: Arquivo TP

Após interrupção por dois anos, o maior festival de música gaúcha de Candiota e um dos mais conhecidos na região e o maior em sua categoria no Estado, o Canto Moleque, já está confirmado para 2018. A informação foi repassada pelo prefeito do município, Adriano dos Santos, após uma importante reunião que aconteceu na semana passada para tratar sobre o tema.

O festival foi criado em 1993 e contou com a participação de cinco concorrentes. Com o passar dos anos e edições, o Canto Moleque tomou força e chegou, em 2015, a contar com 60 participantes.

De acordo com o prefeito Adriano, a retomada do festival era discutida desde o início do governo, tendo em vista a importância do evento para o município e região. “Entendemos que o Canto Moleque é um evento de grande importância cultural, onde vários artistas foram revelados em seu palco e hoje estão no cenário da música gaúcha”, explana.

Questionado quanto a possíveis mudanças e novidades no festival do próximo ano, o prefeito destaca dois pontos importantes, a data e o resgate da participação de novos talentos. “É preciso resgatar as origens do Canto Moleque, fomentarmos, novamente, a participação de artistas e talentos locais, além dos consagrados nomes e aqueles talentos já consolidados na região. Para isso, pretendemos iniciar ainda antes do término do ano letivo, reuniões e palestras em escolas para convidar nossas crianças e jovens a participarem do festival”, afirma Adriano.

Outro ponto importante destacado pelo prefeito é a data do evento. Segundo ele, o Canto Moleque, que ocorrerá em sua 22ª edição, retornará a encerrar as festividades em comemoração ao aniversário de Candiota no mês de março. “Esses ajustes e um trabalho intenso de divulgação que objetivamos fazer, irá auxiliar ainda mais na busca de mais captação de recursos para o festival, além do que já foi captado desde o início deste ano.

Certamente será um grande evento”, conclui.
O festival, recentemente, foi reconhecido por lei aprovada na Asembleia Legislativa, de autoria do deputado Zé Nunes (PT), como relevante interesse cultural do RS.

SOBERANAS – Com os objetivos de divulgar e promover o 22º Canto Moleque da Canção Gaúcha, valorizar a beleza e a desenvoltura da mulher candiotense e preservar as tradições da cidade, propiciando lazer e congraçamento à população regional, o concurso que elege três jovens  para serem as Soberanas do Canto Moleque também já está confirmado e com as inscrições abertas.

Para participar, basta ser mulher brasileira, residente de Candiota, com idade entre 16 e 24 anos e ter disponibilidade para realizar viagens intermunicipais e interestaduais em qualquer dia da semana no horário comercial. As interessadas poderão realizar as inscrições no período de 6 a 17 de novembro no Gabinete do Prefeito, na Coordenadoria de Comunicação, onde estarão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição.

Esse ano, o concurso apresentará algumas novidades, entre elas a realização de prova escrita, oral e desfile, que terão as notas somadas para definir a rainha e as princesas. Já aquelas candidatas não selecionadas, receberão o título de embaixatrizes do município e poderão participar da organização do festival.

O evento escolha das Soberanas acontece no dia 2 de dezembro e é uma realização da Prefeitura de Candiota, sob a coordenação do Gabinete da 1ª Dama e da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Mais informações pelo telefone (53) 3245-8020 (Coordenadoria de Comunicação).

Comentários do Facebook