ONDE COMEÇA O ARTISTA

Canto Moleque tem 25ª edição confirmada e deve acontecer em Candiota em setembro

Inscrições já estão abertas e encerram no dia 30 do próximo mês

Marina Pinheiro Costa representou Candiota na 24ª edição e conquistou o 2º lugar na categoria pré-mirim feminino Foto: Arquivo TP

A 25ª edição do festival Canto Moleque está confirmada, e deve acontecer de 5 a 8 de setembro no Ginásio Municipal Lucas Porciúncula, na sede do município de Candiota. O evento, que teve retorno em 2023 após o período da pandemia da Covid-19, já está com a agenda de shows completa e recheada de atrações.

Nesta quinta-feira (20), o secretário de Cultura do município, Juliano Corrêa, esteve na redação do Tribuna do Pampa acompanhado pela coordenadora de Tradicionalismo e também uma das responsáveis pela organização do evento, Julia Graziela Azambuja, para falar sobre as novidades do festival e anunciar as apresentações.

Neste ano, o festival contará com quatro noites, e não três como era de costume. Sobre isso, Julia explicou que a primeira noite será voltada para as apresentações dos alunos que fazem parte do projeto Canto Moleque nas Escolas. “Atualmente eles estão sendo acompanhados por dois professores, o Alexandre Brose e o Ederson Reis. O projeto vai seguir até o dia 1º de setembro, depois eles vão passar pelo ensaio geral e todos irão se apresentar no primeiro dia do Canto Moleque, vai ser uma etapa local”, explicou Julia, dizendo que neste dia três alunos de cada categoria serão selecionados para disputar a final, no domingo, com os demais finalistas da fase regional que cantam na sexta-feira e no sábado.

Em relação ao projeto que busca talentos nas escolas da cidade, a coordenadora disse que os participantes já estão inseridos nas atividades do município para que tenham familiaridade com o palco e aprendam como é cantar para o grande público. “Há poucos dias as secretarias de Cultura e Educação realizaram algumas atividades, e eles puderam subir no palco e fazer a sua apresentação.  Alguns subiram pela primeira vez, e isso é importante para quebrar o gelo e ter a preparação necessária”, comentou.

Juliano e Julia estão à frente do evento Foto: Sabrina Monteiro TP

O CANTO MOLEQUE

 

Durante a conversa, Juliano explicou que neste ano o projeto foi aprovado na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, sendo que o projeto já está no valor de R$ 441 mil. Sobre isso, o secretário ressaltou que o Governo Municipal por meio do prefeito Luiz Carlos Folador, não mediu esforços para que pudesse ser realizado um grande evento.

“Nós até adiamos por não ter conseguido captar todos os recursos. A Lei Rouanet funciona com o valor do imposto de renda e é por trimestre, então naquele momento algumas empresas podiam ajudar e outras não. Então foi um esforço bem grande do prefeito para que a gente pudesse realizar”, pontuou.

 

ATRAÇÕES

 

Na primeira noite haverá show com Luiza Barbosa, e encerramento com César Oliveira e Rogério Melo. Na sexta-feira, o público presente poderá prestigiar o Guri de Uruguaiana, seguido pelo grupo candiotense De Pouca Prosa. No sábado, o palco irá receber Léo Paim e show com o grupo Orgulho Gaúcho. No domingo, o encerramento terá como atração o cantor Mano Lima e a apresentação da Aventuras da Terra, que é uma peça teatral.

Com o anúncio das apresentações, Julia ressaltou que a ideia deste ano não foi de inovação, mas sim de evolução do processo do festival. Ela disse que foi pensado, especialmente para o domingo que é um dos dias mais aguardados, algo que a comunidade possa estar presente durante a tarde e continuar curtindo até o encerramento, afirmando que neste ano toda a programação irá começar e terminar mais cedo, visando também às pessoas que precisam retornar para as suas cidades. “Vamos iniciar na tarde com mateada, atividades e essa apresentação. O público vai estar dentro do ginásio para curtir o domingo, com cultura artística e vai ser muito legal, algo para as crianças também”, reforçou. Além disso, ela também informou que haverá palestra com o músico e professor da escola Musique, Willian Varela. “Ele é um dos músicos mais conceituados do Estado e vai falar sobre a fundamentação da voz, apresentação no palco e tudo que eles trabalham no grande contexto da escola deles”, falou, reforçando que almejam trazer o profissionalismo da escola para a cidade, pois a população merece o melhor.

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições para o 25º Canto Moleque começaram nesta quinta-feira (20), e encerram no dia 30 do próximo mês. Os interessados poderão encontrar o formulário e as informações necessárias no site da Prefeitura de Candiota. As inscrições feitas para o mês de março permanecem, e os participantes já obtiveram retorno em relação a isto. O resultado dos confirmados deve ser divulgado no mês de agosto.

Ao todo são quatro categorias, sendo elas – pré-mirim, mirim, juvenil e especial (feminino e masculino).

 

LUIZA BARBOSA

Luiza Barbosa venceu o 22º Canto Moleque na categoria mirim feminino Foto: Arquivo TP

Ela foi vencedora do 22º Canto Moleque na categoria Mirim, e finalista do The Voice Kids,  da TV Globo. Sobre a escolha dela, a coordenadora explicou que além de ter saído do Canto Moleque, a turma mais nova conhece o seu trabalho e muitos são seus fãs. Além disso, a intenção é mostrar que tudo é possível e depende do trabalho, disciplina e vontade de cada um. “Ela é um exemplo para muitos deles, e essa é uma maneira de presentear a comunidade com o show e a presença dela, justamente no dia voltado para as apresentações locais”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook