FOLIA 2024

Carnaval de Candiota reúne mais de 5 mil pessoas nas duas noites de festa

De acordo com a Brigada Militar não houve registro de ocorrências

Corte 2024 juntamente com o prefeito Folador e o secretário Diego Foto: Ascom/Especial TP

E a folia de Candiota mais uma vez deu seu nome no Carnaval Fora de Época 2024, que aconteceu entre os dias 1º, 2 e 3 de março na praça central da cidade, reunindo mais de 5 mil pessoas de toda a região entre as duas primeiras noites de festa.

Entre os dias 1º e 2, o evento começou pelo desfile dos blocos carnavalescos da cidade, o Quem me viu, mentiu, Amigos do gole, Nois trupica mas não cai, Oxente tchê e Sem pressão, sendo que todos foram conduzidos pela corte 2024 de Candiota e também da cidade de Bagé. O bloco Beko do bokinha também marcou presença, porém, apenas com camisetas e sem desfile, em respeito ao falecimento do jovem Lucas Porciúncula que era integrante do grupo e foi morto em setembro de 2023.

Foliões permaneceram na festa mesmo com chuva no sábado (2) Foto: Ascom/Especial TP

Segundo a avaliação do secretário de Cultura, Esporte e Juventude e que organizou a folia pelo segundo ano consecutivo com o apoio da Prefeitura municipal, Diego Lima, o sábado foi considerado pela equipe organizadora como o melhor dia, mesmo com a chuva que perdurou durante as mais de cinco horas de evento. “Nós reunimos mais de três mil pessoas nesse dia, e mesmo com chuva os foliões seguiram fazendo a festa até às 6h da manhã, e por eles seguiriam ainda mais”, disse Diego, informando que a Brigada Militar (BM) não registrou ocorrências e o atendimento de saúde composto por profissionais e uma ambulância do Pronto Atendimento 24h do município, também não contou com registros.

Já no domingo 3, a folia foi dedicada para as crianças com a tradicional Matinê Infantil, que teve início às 16h e foi encerrada às 22h. Durante a tarde, pintura artística, pipoca, concurso de fantasias e distribuição de brindes atraíram os pequenos e suas famílias. O evento foi finalizado pelo grupo Fechamento. “Gostaria de agradecer a minha equipe, que mesmo sendo composta por quatro pessoas fez o possível para manter a alegria de todos. Também não posso deixar de agradecer o meu amigo e vereador Jonas Morais, que nos deu todo o suporte durante os dias de evento”, concluiu o secretário, agradecendo o apoio que recebeu do prefeito Luiz Carlos Folador e do vice Paulinho Brum, além da BM e do Pronto Atendimento.

A sexta-feira (1º), teve como atração a banda Portal 4 e contou com a entrega da chave da cidade repassada pelo prefeito ao rei momo, Fabio Domingues. No sábado, o embalo ficou por conta da banda Hawai, e no domingo com o grupo Fechamento, quando Fabio devolveu a chave do município. “Essa é uma tradição carnavalesca, quando entregamos a chave para que o rei momo possa governar a cidade durante o carnaval”, explicou Diego.

Matinê Infantil contou com desfile de fantasias Foto: Ascom/Especial TP

Outra coisa que também se destacou durante a folia, foi a praça de alimentação que segundo a equipe organizadora, foi a maior dos últimos eventos realizados pela Prefeitura, com 27 espaços. Em conversa com um dos comerciantes da praça, Armando Junior, que trabalha com lanches e churrasquinho no Fogo de Chão, ele disse que o evento estava muito bem organizado e que as vendas foram ótimas para ele e a esposa. “Nós estamos aqui em Candiota há 13 anos, e participamos de todos os carnavais desde então, mas sempre trabalhando, nunca pulando”, brincou ele.

Na avaliação feita por Folador, ele diz que “o carnaval de Candiota é um sucesso absoluto e já faz parte do calendário turístico da metade sul do nosso estado. O resultado disso é um trabalho árduo pensado para o público, feito com muita responsabilidade, carinho e afeto”, pontuou, destacando que a cada ano a festa é reconfigurada e aprimorada. “É feita a várias mãos, o que democratiza o processo como um todo. Parabéns a todos envolvidos, em especial a nossa secretaria de Cultura, por meio do secretário Diego e sua qualificada equipe. E, não menos importante, uma saudação à nossa comunidade que compareceu em peso”, finalizou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook