Casa de Hospedagem de Bagé na capital vai reabrir em outro local, avisa Prefeitura

Atual governo considerou o local sem condições de uso em janeiro deste ano Foto: Divulgação

O vereador de oposição Esquerda Carneiro (PSD), há alguns dias vinha assinalando que a atual gestão havia fechado a Casa de Hospedagem, que era mantida pela Prefeitura de Bagé, em Porto Alegre. O local serve para abrigar pessoas e familiares, especialmente em tratamento de saúde na capital gaúcha e foi criada pelo governo anterior em 2018.

Nesta segunda-feira (10), ele havia protocolado um pedido de reabertura no Ministério Público Estadual (MPE), em Bagé.  “Quantos estão desassistidos? No ano em que completaria sete anos de existência, o porto seguro dos bageenses fechou suas portas”, escreveu em suas redes o vereador.

Antes da intervenção do vereador, a Prefeitura já havia anunciado que o imóvel deixado pela administração anterior estava sem condições de uso. Agora, em esclarecimento recém enviado à imprensa, o atual governo, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que em breve a Casa de Hospedagem estará pronta para receber os usuários. “O antigo espaço, onde funcionava a Casa, foi fechado no mês de janeiro devido às condições sanitárias e estruturais absolutamente inadequadas. A troca de endereço se deu porque a casa estava em condições lamentáveis, insalubre. Por isso foi fechada, mas uma outra casa já está com os trâmites de locação e reorganização dos espaços praticamente finalizados, e em uma localização ainda melhor, próxima aos hospitais. A recomendação de fechamento do antigo prédio se deu após inspeção da Vigilância Sanitária e de peritos. Todo esse processo foi acompanhado pelo Conselho Tutelar e pelo Ministério Público de Porto Alegre”, explica a secretária municipal de Saúde, Terezinha Ricaldone.

Conforme a Secretaria de Saúde, a Casa de Hospedagem, em novo endereço, deve estar em funcionamento em cerca de 20 dias.

NOVA ESTRUTURA

A nova coordenadora da Casa de Hospedagem, Janaína Martins Hoffmeister, explica que a nova estrutura contará com quartos masculino e feminino, quarto com acessibilidade para cadeirantes, banheiros masculino e feminino, cozinha equipada, espaços de convivência e área administrativa para melhor organização dos atendimentos. “Estamos trabalhando intensamente para que, dentro de até 20 dias, seja realizada a reinauguração da Casa de Hospedagem em um novo endereço, com infraestrutura completa e apropriada para acolher nossos cidadãos. Teremos um espaço maior do que na casa antiga, mais acolhedor, com mais espaços de convivência, sala de TV confortável e espaço kids”, reforçou.

Janaína também explica que o trabalho administrativo da Casa segue sendo realizado no antigo endereço. Mas ressalta que o local não tem estrutura para receber a população, com diversas goteiras, pragas, morcegos e diversos outros problemas estruturais que colocariam pacientes e seus familiares em risco.

Comentários do Facebook