FALTA DE ATENDIMENTO

Casa de idoso pinheirense de 102 anos está há mais de uma semana sem energia elétrica

Ele pediu uma religação no dia 21 de janeiro e ainda não foi atendido

Seu Horácio aguarda a religação com bom humor, dizendo que por um longo tempo de sua vida não teve energia elétrica Foto: J.André TP

O vereador Cássio Câmara (Progressistas) falou em tom de tristeza durante uma sessão especial da Câmara realizada na 38ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) no fim da tarde desta sexta-feira (28). “É quase impossível estarmos felizes, mesmo por ocasião da Feovelha, tendo muitos produtores rurais sem energia ainda e também o seu Horácio, um homem de 102 anos, que aguarda há mais de uma semana que façam a religação da energia de sua casa, que fica a três quadras do escritório da Equatorial”, desabafou o parlamentar.

Assim que encerrou a sessão, a reportagem do TP convidou o vereador para ir até a residência do idoso centenário.

Poste no padrão exigido foi colocado no dia 21 de janeiro último e no mesmo dia pedido a religação Foto: J.André TP

Dono de um chalé (casa de madeira) na rua Tiradentes, 737, próximo ao centro da cidade, Horácio Pires da Rosa já passou por muita coisa nesta vida, mas ainda mantém um vigor e uma lucidez incríveis. Ele nasceu em 10 de julho de 1919, coincidentemente durante a pandemia da gripe espanhola. Trabalhou quando adolescente com Assis Brasil no Castelo de Pedras Altas e é claro que o alambrador aposentado (mas que ainda continua pondo de pé algumas cercas) possui muitas histórias maravilhosas de vida para contar de quem, se não é o mais velho do município, é com certeza um dos mais antigos. Porém, isso será alvo de outra reportagem. A abordagem de agora é uma espécie de denúncia. “O que está acontecendo com o seu Horácio é um desrespeito”, falou o vizinho de frente do idoso, Rubens Santos Dutra, o Badeco, que está auxiliando, inclusive emprestando a geladeira para conservar os alimentos do idoso.

No último dia 20, o poste de madeira antigo que sustentava o medidor da casa do seu Horácio, ruiu e o deixou sem energia. Aí começou um compasso de espera sem fim. Um eletricista contratado por ele, colocou um poste de metal dentro dos padrões exigidos e já no dia seguinte fez a requisição de ligação da nova estrutura na rede de energia junto à concessionária Equatorial Energia, que possui um escritório, como já referido, a três quadras da casa de seu Horácio.

Nesta sexta, quando da visita do jornal, se completou uma semana que ele aguarda no escuro o serviço. Nesta mesma semana, a cidade e a região viveram uma espécie de caos com muitas interrupções e quedas de energia.

Com bom humor, seu Horácio disse que viveu muito tempo de sua vida sem energia. “Antigamente passava dias no mato, numa escuridão só”, lembra ele, que agora está privado de assistir o noticiário na sua TV. “Gosto de estar sempre bem informado”.

Contudo, a esposa de Badeco, Tatiane Hornke, disse que seu Horácio, que enxerga de apenas um dos olhos e com dificuldade, sofreu uma queda numa noite dessas sem energia. “Ele é super bem cuidado pela família, que está sempre em sua volta, mas faz questão de morar sozinho”, assinala ela, lembrando que ele anda a cavalo seguidamente pela cidade – o que mostra ainda mais sua vitalidade.

Nas vezes que se reclamou da falta de agilidade na execução do serviço, a empresa, segundo o vizinho Badeco, evocou que ainda se estava no prazo legal de cinco dias, que agora já foi ultrapassado, além da desconsideração por se tratar de uma pessoa com mais de 100 anos. “Já não sabemos mais a quem apelar”, disse o vereador Cássio, que durante a semana já havia gravado um vídeo com o idoso e procurado o Ministério Público sobre o fato.

Após contato do TP, a concessionária avisou que está programada para este sábado (29), a religação.

Vereador Cássio e o casal de vizinhos Badeco e Tatiane, além dos familiares dele, estão na luta pela volta da energia na casa do seu Horário Foto: J.André TP

* Com acréscimo de informações às 11h51 de 29.01.2022

Comentários do Facebook