TURISMO

Casal de Hulha Negra usa canal no Youtube para lembranças de viagens

Um dos vídeos com conteúdo histórico gravado por Joanes e Marcieli foi no Castelo de Pedras Altas Foto: Divulgação TP

O objetivo de fazer vídeos como forma de guardar lembranças de viagens e passeios feitos pelo casal de Hulha Negra, Joanes Araujo e Marcieli Branco, tomou outras proporções. O canal no Youtube (www.youtube.com/joanesmarcieli) criado por eles passou a ser visualizado e os hulhanegrenses se tornaram inspiração e passaram a dar dicas para quem deseja visitar lugares percorridos por eles.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Joanes Araujo contou que as primeiras publicações são originárias de uma viagem realizada pelo casal ao Nordeste do país, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Fomos dias antes do inicio da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e quando voltamos ficamos 15 dias em isolamento. Neste período, aproveitei para editar os vídeos para passar o tempo. Não tinha interesse de ser criador de conteúdo, queria apenas guardar as imagens, porém, várias pessoas começaram a se inscrever no canal e pedir dicas dos lugares que visitamos, como preço de hotel, alimentação e passeios. Desde então, começamos a criar conteúdo relacionado a viagens, pois viajar é uma de nossas paixões”, contou.

Ele contou que o avanço da pandemia fez com que viagens marcadas por ele e a esposa fossem canceladas, momento em que o turismo rural e regional passaram a ser a nova aposta para os vídeos. “Desta forma era possível manter distanciamento e seguir os protocolos de segurança. Produzimos vídeos de alguns lugares de Hulha Negra, como a Serra da Hulha, Quebracho, Toca do Bugre, Cachoeira e outras belezas naturais. Esse tipo de turismo de observação foi uma alternativa neste período de pandemia”, relatou Araujo, acrescentando que “80% das pessoas que interagem conosco são de fora do Rio Grande do Sul, sendo a maior parte de inscritos no canal de outros estados do Brasil”.

Vídeos também foram gravados no interior de Hulha Negra Foto: Reprodução TP

Ele também falou sobre a iniciativa dos vídeos específicos de Hulha Negra. “Também estamos produzindo um conteúdo como se fossemos turistas em Hulha Negra, ou seja, não com o olhar de morador, mas tentando explorar o potencial turístico do município. Nossa região é linda e essa é a idéia do nosso canal, mostrar que a região tem sim um grande potencial turístico”, expôs.

Até esta semana foram postados 29 vídeos de diferentes lugares pelo casal. Conforme Joanes, um feito na Primeira Capital Farroupilha – Piratini, e outro no Castelo de Pedras Altas são considerados destaque por eles pelo conteúdo histórico apresentado. “Amamos Piratini, é uma cidade muito acolhedora e dona de uma história única que envolve a Revolução Farroupilha. O vídeo que produzimos em Pedras Altas chamou a atenção dos inscritos que se encantaram com a beleza de um castelo em meio ao Pampa Gaucho”, relatou.

Um dos vídeos com maior visualização, quase 4 mil, é o de uma visita ao Aquário de Natal, em Rio Grande do Norte. O último postado pelo casal, há cerca de uma semana, é um gravado em Gramado, na Serra Gaúcha, durante uma visita ao Café Colonial Bela Vista, com mais de 200 visualizações.

Material do Aquário de Natal foi o mais visualizado Foto: Reprodução TP

Atendendo também a uma solicitação do TP, Joanes Araujo falou sobre o sentimento com relação às gravações e publicações no canal. “Além de ser uma forma de guardar nossos arquivos, gostamos de mostrar em vídeo os lugares que visitamos para fomentar o turismo local. Existe muito a ser explorado em nossa região quando o assunto é turismo. Viajar é bom, são sensações novas a cada descoberta, a cada pôr do sol, é um sentimento inenarrável e que não pode ser comparado, seja num simples chimarrão na beira da lagoa ou um jantar num restaurante renomado experimentando a culinária regional. Tanto o simples quanto o exótico podem e devem ser prazerosos”, concluiu.

Comentários do Facebook