EMPREENDEDORISMO

Casal produz sucos naturais há três anos em Candiota

O casal produziu 5 mil litros de suco em 2022 Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Nesta semana, a reportagem do TP foi até a residência do casal Vera Regina Soares e Clair Saraçol, moradores da Vila Operária, em Candiota. Há três anos o casal produz sucos naturais de uva e laranja com o projeto denominado Vibe Natural.

Em conversa com dona Vera, ela explicou como surgiu a ideia de produção. “A nossa filha é enóloga e deu a ideia de fazermos a fábrica de suco, e nós fomos comprando as coisas e eu fui gostando”, disse, afirmando que a filha, Taiana Madeira Soares, é a responsável técnica da fabricação. Além disso, ela informou que já comercializaram os produtos para os supermercados de Candiota, e possui toda a documentação necessária para vender para qualquer lugar.

O projeto da Vibe Natural já está consolidado Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

PRODUÇÃO – Em relação a produção do suco de uva, que é o mais fabricado por eles, a empreendedora explicou que usa vários tipos de uvas, que juntas constroem o sabor e a coloração da bebida, o chamado blend. “Tudo depende do corte da uva, por exemplo, eu uso a uva mais clara para dar o sabor, e outras como a violeta para ajudar na coloração”, explicou.

O casal compra uva de um agricultor do município de Hulha Negra, mas também possuem plantação própria em Candiota, e todas as etapas da produção são realizadas em um espaço totalmente preparado em sua residência. “Nós pesamos 20 quilos de uva, e depois soltamos do cacho. Logo após, selecionamos cada uma e retiramos a perda seca e úmida também, além das pequenas sujeirinhas que ficam”, conta. Depois de todas as etapas concluídas, o suco é engarrafado e armazenado em um espaço para “descanso”, que leva o período de um mês para então ser vendido.

Os sucos são completamente naturais (sem adição de água ou açúcar), e em 2022 a Vibe Natural produziu uma média de 5 mil litros. O estoque é armazenado em duas salas com um ar-condicionado, que mantêm a temperatura de 20º graus 24h por dia.
Ademais, dona Vera afirmou que cada lote tem um sabor específico de acordo com o corte e o grau brix (escala numérica de doçura) da uva. “Alguns clientes preferem um suco mais amargo, outros gostam da coloração mais escura. Daí eu tenho tudo anotado em cada lote, e sei qual uva usei e qual é o número do brix de cada um”, explicou.

Sobre a produção do suco de laranja, a produtora explicou que é uma fabricação muito cara. “Vai muita laranja para pouco suco, e acaba se tornando caro. Por isso nós fazemos mais por encomenda”, disse.

VENDA – Quem tiver interesse na compra do suco, pode ir até a casa do casal que fica localizada na Rua 12, nº 986, ou entrar em contato pelo Whatsapp (53) 99948-2202.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook