CAVALO CRIOULO

Castelo de Pedras Altas será palco de Exposição Morfológica Passaporte para a Expointer 2025

O primeiro evento do ciclo começará na casa de Assis Brasil e terminará no parque que leva o seu nome, em Esteio

Evento é aberto ao público Foto: Arquivo TP

Nestes dias 13 e 14 de setembro, o Castelo de Pedras Altas sediará a Exposição Morfológica Passaporte do Cavalo Crioulo para a Expointer 2025. Cerca de 50 animais das cidades de Pedras Altas, Santa Maria, Santa Vitória, Pelotas, Uruguaiana e Bagé já estão inscritos. O evento será aberto ao público, a visitação ao Castelo não está inclusa e haverá cantina e restaurante no local.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) do município, Victor Piegas, explicou que essa é uma exposição oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), realizada pelo NCCC juntamente com o Castelo de Pedras Altas. As exposições são liberadas pela ABCCC em algumas cidades, e classificam os quatro primeiros animais diretamente para a Expointer do próximo ano.

“Esse é o primeiro Passaporte do ciclo, e começa na casa do Assis Brasil e vai terminar no ano que vem na Expointer, em Esteio, no Parque Assis Brasil”, comentou ele, destacando o número de animais inscritos e falando da surpresa positiva no interesse de tantas pessoas no evento. Ainda, Victor explicou que a conformação da beleza dos animais é o ponto avaliado.

Nas redes sociais do Castelo de Pedras Altas, há uma publicação pontuando um dos motivos pela escolha do nome do parque em Esteio. “Assis Brasil trouxe muitas inovações no ramo da agricultura e pecuária para o Brasil, é considerado o Patrono da Agricultura. Em 1894, importou do Egito os três cavalos Árabes, pois o general Deodoro da Fonseca, havia reclamado que o Brasil teria perdido grandes batalhas por não ter bons cavalos. Estes animais foram usados em cruzamentos com nosso cavalo crioulo, que na época era de baixa estatura, pouca velocidade e resistência”, consta na postagem.

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da ABCCC, e mais informações serão publicadas no Instagram pelo perfil @n.c.c.c_pedras_altas.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook