OUTUBRO ROSA

Cavaleiras do Lenço Pink recebem homenagem no Legislativo

Juntas, cavaleiras representam todas as mulheres Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

No último dia (24), a Câmara de Pedras Altas realizou uma Sessão Solene para homenagear as cavaleiras do Lenço Pink, que completaram a sua terceira cavalgada com o objetivo de conscientizar a população sobre o Outubro Rosa. Além dos vereadores e vereadoras, o evento contou com a presença do prefeito Volnei Oliveira (PT), e do secretário de Saúde, Celso Caetano.

As idealizadoras, Deise Oliveira, Anelise Mendes e Cena Costa receberam uma placa como forma de agradecimento, que foi entregue pelas vereadoras do Legislativo. Além disso, o Grupo Solidário do Lenço Pink também recebeu uma placa que foi entregue para Neusa Soares.

Deise, que tomou a iniciativa da cavalgada contou como a idéia surgiu. “Eu e meu marido estávamos um dia lá na estância, quando apareceu uma reportagem com várias mulheres em burros, fazendo uma cavalgada em incentivo às mulheres. Daí eu disse, vou mandar uma mensagem para as gurias e vamos fazer”, falou empolgada. Deise agradeceu o apoio, e disse que também incentivou sua filha para participar.

Evento contou com a presença dos vereadores, funcionários da Câmara, secretário Celso e prefeito Volnei Oliveira Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

O vereador e presidente da Câmara, Arildo Medeiros (PP), teve a iniciativa de realizar a sessão para homenagear as cavaleiras e agradeceu a idealização do evento. “Um líder me ensinou que eventos grandes temos que valorizar e levar adiante para mobilizar outras cidades e outras mulheres. E faço um desafio a vocês, o nosso evento já se tornou pequeno para passar dentro do nosso município, temos que expandir”, afirmou o vereador. Além disso, destacou que o Lenço Pink pode contar com o apoio do Legislativo.

O secretário Celso também agradeceu as mulheres e falou sobre a importância de realizar todos os exames. “Convido vocês a participarem, fazer seus exames preventivos. Nós temos a nossa equipe no interior, temos aqui a nossa Secretaria de Saúde, então é bem importante”, enfatizou e relembrou o tema deste ano, “Cuide de si, cuide dos seus”. Além disso, o prefeito, Volnei Oliveira disse que está à disposição e que irá contribuir no que for preciso.

A luta de quem já viveu a doença

Vereadora Nádia falou sobre a sua experiência com o câncer de mama Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

De acordo com o site Oncoguia, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no mundo. Já no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, 66.280 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Em sua fala, a vereadora Nadia Venancio (PT), dividiu a sua experiência em relação à doença. “Muitos tem experiência em casa na família, eu tenho a experiência que eu mesma vivi. Não é fácil, as marcas que ficam não são no corpo, são na alma. Eu não tive muito apoio da saúde, eu tive apoio de algumas pessoas ali dentro, que fizeram alguns favores que não estavam aptos para eles, mas eles me ajudaram. Melhorou sim, e vai melhorar, e vocês tem grande parte nisso”, destacou a vereadora. Ademais, Nadia afirmou que a causa está ganhando força por conta da luta das cavaleiras e disse ter orgulho de todas declarando apoio.

Anelise e sua irmã, a vereadora Elenice Mendes (PT), falaram sobre a experiência que tiveram com a avó. “Para nós é muito importante, pois perdemos a vó e eu também perdi a minha dinda. Então, pode ser a mulher que for, vou estar sempre lutando”, finalizou Anelise emocionada.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook