“Este evento foi mais do que um simples encontro, foi um chamado à união, à conscientização e ao apoio mútuo”. Desta forma se referiu Solange de Abreu sobre a realização da 4ª Cavalgada das Bellas e Brutas, que aconteceu no dia 26 de outubro, em Candiota.
O evento, alusivo ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, contou com a participação de 55 cavalarianas entre meninas, moças e mulheres, além de cerca de 40 pessoas no apoio, acompanhando de carro e moto durante o trajeto que saiu da Santa Isabel e contou com uma volta no centro da cidade até chegar na recepção no CTG Luiz Chirivino, na sede do município.
Solange lembra que a primeira edição aconteceu em 30 de outubro de 2021, em homenagem à amiga Joiciane Oliveira, que faleceu em 2015 após uma luta corajosa contra o câncer de mama, fazendo com que a cavalgada se tornasse um marco de conscientização sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce. “É difícil expressar a dor que sentimos ao perder mulheres tão importantes para nossas vidas – mães, avós, amigas. Não podemos mais permitir essas perdas devastadoras. Precisamos dar um basta! Este é o nosso compromisso com a saúde, a vida e a solidariedade feminina. Cada participante que ali está é um símbolo de força e determinação, e juntas faremos ecoar a mensagem de que é possível vencer essa batalha. Que a força da nossa união e a beleza da nossa luta inspirem a conscientização e a prevenção do câncer de mama. Juntas, somos mais fortes!”, manifestou Solange.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*