SEMANA FARROUPILHA

Cavalgada da Integração distribui chama para Candiota, Hulha Negra e Bagé

Ato em Seival abriu os festejos farroupilha em Candiota Foto: J. André TP

Os 25 cavaleiros da 2ª Cavalgada da Integração, que integraram a Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) e Associação de Cavaleiros da Rainha da Fronteira (Bagé), chegaram na Capital Nacional do Carvão no meio da tarde do último dia 10 de setembro, depois de cavalgarem  durante 20 dias por 534km, desde Mostardas, no litoral Sul – local de nascimento de Menotti, filho de Anita e Giuseppe Garibaldi e por este motivo  escolhido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para o acendimento da Chama Crioula 2017.

Segundo Anilvo Prestes, que preside a ACC, foram dias gratificantes, com algumas dificuldades, mas ao fim valeram muito à pena. “Assim mantemos acesa a chama da tradição”, resumiu o patrão.

Mirabeau e Anilvo são os patrões das Associações de Cavaleiros de Bagé e Candiota Foto: J. André TP

Salientando o caráter da atividade, o ex-prefeito candiotense e que é o patrão da associação bageense, Mirabeu Borba dos Santos, disse que além de um caráter cívico, a Cavalgada da Integração também carrega em si valores históricos, educativos, culturais e sociais. “Cada lugar que passamos tem uma história ligada a Revolução Farroupilha e assim vamos socializando esta cultura, sem falar nas amizades que vamos fazendo ao longo do caminho”, assinala.

Na manhã do último dia 13, recepcionados pelo secretário de Cultura de Candiota, Fabiano Aquere e também pela secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Delabary, os cavaleiros da Integração chegaram no Marco do Seival, junto a BR-293, quando distribuíram a chama para as entidades tradicionalistas hulhanegrenses.

Já em Seival, em frente ao PTG Combate do Seival, com a recepção do prefeito Adriano dos Santos, foi declarada aberta a Semana Farroupilha de Candiota, com a distribuição da chama às entidades locais. “Vocês representam o símbolo da bravura gaúcha e mais que isso, representam a integração e a certeza que a nossa cultura seguirá adiante”, declarou o prefeito.

Após um almoço serviço no galpão do PTG, a Cavalgada da Integração seguiu viagem para Bagé, quando nesta quinta-feira (14), distribuiu a chama e abriu oficialmente os festejos farroupilhas na maior cidade da região.

Os secretários Fabiano Aquere e Adriana Delabary recepcionaram os cavaleiros da 2ª Cavalgada da Integração, que trouxeram a chama desde Mostardas Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook