ELEIÇÕES 2024

Cenário político começa a ser definido na região e partidos já anunciam datas das convenções municipais

Momentos são para definições oficiais de nomes de candidatos a prefeito (a), vice, vereadores e vereadoras

Abre neste sábado (20) a janela para a realização das convenções partidárias, que se estende até o dia 5 de agosto deste ano. O prazo foi estabelecido no Calendário Eleitoral das Eleições 2024 (Resolução TSE nº 23.738/2024).

Esses eventos reúnem as filiadas e os filiados a uma legenda para debater assuntos de interesse e escolha de candidatas e candidatos a eleição e a aprovação de uma eventual coligação (união de dois ou mais partidos, a fim de disputarem eleições majoritárias).

Elas podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto. A federação partidária registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções dos partidos que a compõem deverão ocorrer de maneira unificada, como se a federação fosse uma única legenda.

Na região de cobertura impressa do TP, alguns partidos já definiram as datas das convenções e outros devem definir nos próximos dias. Confira a situação de cada município.

BAGÉ

Pela quantidade de partidos organizados em Bagé, o jornal não conseguiu as informações sobre as convenções. Contudo, o cenário político na maior cidade da região já está se desenhando.

Se projeta uma disputa polarizada entre o deputado estadual e ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT), pela oposição e a jornalista Roberta Mércio (PL), que representa o atual projeto que governa a cidade. Quem surge como uma espécie de terceira via é o PDT, que lançou como pré-candidato o ex-delegado Luiz Eduardo Benites, mas que desistiu por questões pessoais, tendo sido substituído pelo advogado Álvaro Meira.

Todas as pré-candidaturas ainda não tem definida a vice.

CANDIOTA

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vai realizar a convenção no próximo dia 27 de julho, das 15h às 20h, na sede do partido. Na oportunidade, deverão ser confirmados os nomes de Guilherme Barão e Ênio Tavares a prefeito e vice, respectivamente, bem como, os 10 candidatos e candidatas à vereança pedetistas.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), segundo o presidente da sigla Adriano Revelante, vai realizar a convenção no dia 27 de julho, das 14h às 17h, na sede do partido. A sigla já anunciou de forma oficial o nome do atual prefeito Luiz Carlos Folador como pré-candidato para tentar reeleição em 2024.

Aliado do MDB, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) informou que irá realizar a convenção no dia 27 de julho, das 13h às 17h, no diretório do partido, situado na rua Acácio das Neves, próximo ao supermercado O Sacolão Rede Super. Já foi anunciado o nome do ex-prefeito Marcelo Gregório como candidato a vice.

O Partido Progressista (PP) anunciou coligação com o MDB e o PSDB, apoiando os pré-candidatos Luiz Carlos Folador e Marcelo Gregório a prefeito e vice. A convenção será no dia 25 de julho, a partir das 18h, na sede do partido.

O Partido Liberal (PL), anunciou a convenção para o dia 26 de julho, às 19h, na sede do partido, situada na rua Acácio das Neves, próximo a Secretaria de Educação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou a convenção para o dia 28 de julho, às 13h, na estrada Miguel Arlindo Câmara (MAC) nº 111, confirmando o nome do ex-prefeito Adriano dos Santos como pré-candidato a prefeito.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), também irá realizar a convenção no dia 28 de julho, na estrada Miguel Arlindo Câmara (MAC) nº 111, porém, às 8h30. O partido está coligado com o PT e já anunciou o nome do eletricitário Darlan Oliveira como pré-candidato a vice-prefeito ao lado de Adriano na chapa majoritária.

Também coligado com o PT e PSB está o PSOL. O partido vai fazer a convenção junto com o PT.

 

HULHA NEGRA

 

No município, o PDT determinou que a convenção do partido será no dia 5 de agosto, às 19h, na Câmara municipal, e já anunciou o nome do servidor Roberto Dalpiva, o Beto, como pré-candidato a prefeito.

O Partido Progressista (PP) também não decidiu a data da convenção. Pelo histórico político de coligações que tem com o PDT, o partido em 2024, deverá lançar o nome do candidato a vice-prefeito para integrar a chapa com Beto.

O PT ainda não definiu a data da convenção municipal. O partido anunciou o nome do ex-prefeito Fernando Campani como pré-candidato a prefeito.

O PSB confirmou a realização da convenção municipal no dia 4 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra, situada na avenida principal, a Getúlio Vargas. O partido anunciou o nome do atual vice-prefeito da cidade, Igor Canto, como pré-candidato a prefeito e o do produtor Celso Girotto como pré-candidato a vice-prefeito em chapa pura.

O PL vai realizar a convenção municipal no dia 27 de julho, às 14h, na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra. O partido foi um dos primeiros a informar as pré-candidaturas em chapa pura para a majoritária com duas mulheres, a atual vereadora Tanira Ramos como pré-candidata a prefeita e a médica e ex-vice-prefeita Ester Koester como pré-candidata a vice-prefeita.

 

PEDRAS ALTAS

 

O PT, do atual prefeito Volnei Oliveira, marcou para o dia 24 de julho a convenção municipal. A atividade será das 19h às 22h, no prédio onde será a sede do diretório do partido. O partido já confirmou seu nome como pré-candidato a reeleição em chapa pura, trazendo como pré-candidato a vice, o do ex-vereador e ex-secretário Amarildo Borges.

Conforme apurado pelo TP, do lado de oposição está uma coligação formada por seis partidos – PP, MDB, PDT, PSB, PL e PSDB. Há quatro nomes possíveis como pré-candidatos a prefeito pela coligação, o do ex-vereador Daniel Moreira (MDB), a da vereadora Viviane Veca (PP), José Pedro Azeredo (PL) e Flávio Soares (PL) – (ver matéria nesta edição).

O MDB confirmou a convenção municipal para o dia 2 de agosto, das 18h às 21h.

O PP e o PSB ainda não têm definições de data de convenção.

O jornal não conseguiu contato com o PL e com o PDT.

 

PINHEIRO MACHADO

 

No município, o PP do atual prefeito Ronaldo Madruga, anunciou a convenção partidária para o dia 27 de julho, às 9h, na Câmara de Vereadores e Vereadoras. O partido já confirmou e realizou o lançamento da pré-candidatura de Ronaldo com o objetivo da reeleição.

Integra a coligação com o PP, o MDB, que marcou a convenção para o dia 31 de julho, das 14h às 18h, também no Legislativo. O nome da vereadora Laura Ratto também já foi lançado como pré-candidata a vice-prefeita.

O Republicanos está unido com o PP e MDB, e a convenção está marcada para acontecer no dia 27 de julho, às 15h30, no Legislativo.

Em oposição, o PDT já confirmou nome de Danubio Peres como pré-candidato a prefeito de Pinheiro Machado. A convenção municipal está marcada para o dia 3 de agosto, às 13h, no Legislativo.

O PSDB está coligado com o PDT e confirmou o nome do ex-vereador Giovane Teixeira (ver matéria nesta edição). A convenção deverá ser junto com a do PDT, no dia 3 de agosto, às 13h, no Legislativo.

O jornal não conseguiu contato com o PT e o PSB.

CALENDÁRIO DE CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS NA REGIÃO

CANDIOTA

PP – 25/07, às 18h, na sede do partido

PL – 26/07, às 19h, na sede do partido

PDT – 27/07, das 15h às 20h, na sede do partido

MDB – 27/07, das 14h às 17h, na sede do partido

PSDB – 27/07, das 13h às 17h, na sede do partido

PT e PSOL – 28/07, das 13h às 17h, estrada Miguel Arlindo Câmara (MAC) nº 111

PSB – 28/07, das 08h30 às 11h, estrada Miguel Arlindo Câmara (MAC) nº 111

HULHA NEGRA

PL – 27/07, às 14h, na Câmara

PSB – 04/08, às 14h, na Câmara

PDT, PP e PT – 05/08, às 19h, na Câmara

PEDRAS ALTAS

PT – 24/07, das 19h às 22h, na sede do partido.

MDB – dia 02/08, das 18h às 21h.

PP e PSB – ainda não definiram a data

PL e PDT – o jornal não conseguiu contato

PINHEIRO MACHADO

PP – 27/07, às 9h, na Câmara

MDB – 31/07, das 14h às 18h, na Câmara

PDT e PSDB – 03/08, às 13h, na Câmara

Republicanos – 27/07, às 15h30, na Câmara

PT e PSB – o jornal não conseguiu contato

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

*Matéria atualizada em 22/07/2024 às 9h31

Comentários do Facebook