Duas propriedades rurais de Pedras Altas e a área externa da sede do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre, foram ocupadas por famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Ildo Pereira, coordenador estadual do movimento, relatou que desde às 6h desta terça-feira (3), três espaços estão sendo ocupados, além da sede do Instituto, as fazendas Nova e Santa Angélica em Pedras Altas, totalizando cerca de 430 famílias envolvidas.
Ele explicou que um dos locais já passou por um processo de análise do Incra, e que uma segunda área precisa passar por análise e que poderia assentar aproximadamente 180 famílias.
“Queremos que o Incra finalize o processo da primeira área que já está em processo e que essa segunda área passe também pelo mesmo processo e saia o assentamento o mais rápido possível. Não há previsão de liberação das áreas”, afirmou Ildo.
Conforme apurado pelo jornal, já há uma movimentação por parte dos Sindicatos Rurais da região. O jornal busca contato com o presidente do Sindicato Rural de Pedras Altas, Carlos Hoffmeister.