TRADICIONALISMO

Cerca de 800 pessoas prestigiaram o 5º FesteDance em Candiota

CTG Batalha do Seival contou com a casa cheia durante as apresentações Foto: Sabrina Monteiro TP

No último domingo (17), o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Batalha do Seival, localizado na Vila Operária em Candiota, realizou a 5ª edição do concurso de coreografias FesteDance. Na oportunidade, além de Candiota, o evento contou com invernadas de Pedras Altas e Pinheiro Machado. Um público com cerca de 800 pessoas, prestigiou o evento e as apresentações.

Segundo o integrante da parte Social da entidade, Miguel Cimirro, 10 invernadas apresentaram suas coreografias entre as categorias Pré-Mirim, Mirim e Especial, sendo juvenil e adulto juntos. Ele reforçou que foi a segunda vez que a atual gestão realiza o concurso, sendo que já auxiliou em edições anteriores.

“Nós avaliamos o evento positivamente, pois é o único que não exige que a entidade esteja filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Essa é uma forma de ajudarmos os grupos que estão iniciando, e também os autônomos, e não avaliamos músicas tradicionais, e sim entrada e saída”, reforçou Miguel, informando que as invernadas concorreram pelo primeiro e segundo lugares, tanto em entrada quanto na saída.

 

PARTICIPAÇÕES

 

Durante o evento, a equipe do Tribuna do Pampa conversou com os instrutores das invernadas pré-mirins do CTG Sentinela de Pedras Altas e também do Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves, de Pinheiro Machado, Alma Gaúcha.

A instrutora do Alma Gaúcha, Amanda Gonçalves, informou que o grupo existe há dois anos e que atualmente conta com 34 integrantes. Em relação a temática da coreografia, Amanda informou que é sobre a infância na campanha de Pinheiro Machado, retratando as gineteadas em ovelha, o amor pelos ovinos e os sonhos de criança.

Invernada Alma Gaúcha conquistou 2º lugar na categoria pré-mirim Foto: Sabrina Monteiro TP

A integrante do grupo, Catarina Trindade Dall Agnol, sete anos, falou que a melhor coisa da invernada é a dança. “Eu gosto e é muito bom, principalmente os amigos que a gente tem”, falou a pequena.

Já o instrutor do Sentinela de Pedras Altas, Edinho Dias, falou sobre o grupo que tem apenas quatro meses de ensaio. Sobre a apresentação dos pequenos, Edinho que já foi instrutor em Pinheiro Machado, Piratini e diversas cidades, ressaltou que o tema fala sobre a infância vivida no castelo de Assis Brasil com brincadeiras de crianças. A invernada é composta por 20 integrantes, sendo 10 meninas e 10 meninos, entre cinco e nove anos de idade.

Ressaltando o Castelo de Pedras Altas, invernada Sentinela conquistou 1º lugar com apenas quatro meses de ensaio Foto: Sabrina Monteiro TP

 

CONFIRA OS VENCEDORES

Pré-Mirim (entrada)

1º lugar – CTG Sentinela de Pedras Altas

2º lugar – CCTG Lila Alves (Alma Gaúcha)

 

Pré-Mirim (saída)

1º lugar – CTG Sentinela de Pedras Altas

2º lugar – CCTG Lila Alves (Alma Gaúcha)

 

Mirim (entrada)

1º lugar – CTG Luiz Chirivino (Herdeiros do Chirivino)

2º lugar – CCTG Lila Alves (Alma Gaúcha)

 

Mirim (saída)

1º lugar – CTG Luiz Chirivino (Herdeiros do Chirivino)

2º lugar – CCTG Lila Alves (Alma Gaúcha)

 

Especial (entrada)

1º lugar – CTG Luiz Chirivino (Herdeiros do Chirivino)

2º lugar – CCTG Lila Alves (Raízes da Tradição)

 

Especial (saída)

1º lugar – CCTG Lila Alves (Raízes da Tradição)

2º lugar – CTG Candeeiro do Pago

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook