FESTEJOS FARROUPILHAS

Cerimônia marcará distribuição da Centelha da Chama Crioula à 18ª RT em Candiota

Conhecida como cidade berço da República Riograndense, município foi escolhido como cidade sede da Chama Crioula em 2019

Cavaleiros da ACC estão conduzindo a chama para Candiota Foto: Léo NUnes/Especial TP

Estão em deslocamento e com previsão de chega­da por volta das 9h do próximo domingo no Marco da Batalha do Seival, as mar­gens da BR-293, km 146, em Candiota, os integrantes da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC). Eles estão trazendo a centelha da Chama Crioula da cidade de Caçapa­va do Sul, para uma cerimônia de geração e distribuição da Centelha Farroupilha da Pro­clamação da República para a 18ª região Tradicionalista (RT), que, posteriormente, fará a distribuição aos muni­cípios que compõem a região.

Prefeito Adriano dos Santos e comitiva junto ao prefeito
de Caçapava do Sul, Giovany Amestoy

Em Caçapava do Sul, 2ª Capital Farroupilha, no sábado (24), os integrantes da ACC, acompanhados do secretário de Cultura, Sérgio Marques e do coordenador de Cultura, Márcio Vieira, foram recepcionados pelo Grupo de Cavalgada “Portal do Pampa “, juntamente com o prefeito Giovani Amestoy, o secretário de Cultura e Turismo João Timotheo. Na oportunidade, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, juntamente com o prefeito Giovani, entregaram, juntos, a Centelha da Chama Crioula aos cavaleiros da ACC e ao grupo Portal do Pampa em forma de home­nagem à cidade de Caçapava do Sul, ocasião em que, pela primeira vez, foi executado o Hino-Riograndense, e rea­firmado que Revolução Far­roupilha consagra sua história dentro da 18ªRT.

Centelha foi entregue pelo prefeito e Candiota ao presidente da ACC,
João Domingues na presença do prefeito Giovany amestoy

Logo após a cerimô­nia, o grupo acompanhado pelo patrão da ACC, João Domingos Rodrigues Balaio, deu início ao translado da Centelha da Chama Crioula do Estado do Rio Grande do Sul em direção a Candiota. O evento, agendado para o dia 1º, em Candiota, próximo do­mingo, contará também com uma encenação da República Riograndense, com a partici­pação da Banda do Exército.

O espetáculo cênico, com concepção e direção e Rinaldo Souto Olivera e in­titulado “Batalha do Seival, a Centelha farroupilha!”, quer reproduzir, através de uma teatralização em três atos, os principais acontecimentos que tornam os princípios farrapos de Liberdade, Igualdade e Hu­manidade no “combustível” que mantém acesa a Centelha Farroupilha.

Cavaleiros da ACC estão trazendo a chama de Caçapava do Sul

Deverão estar pre­sentes, representantes de en­tidades tradicionalistas dos municípios da 18ª RT, que tem a frente a coordenadora Paula Oliva Bundt. Ainda para o dia 1º, está marcada a abertura do acampamento oficial farroupilha, no Marco do Seival.

Em entrevista ao TP, o secretário de Cultura de Candiota, Sérgio Marques, ressaltou a importância do evento para o município e convidou a comunidade para participar. “Esse é mais um dos grandes eventos que con­seguimos realizar a frente da Cultura e devemos agrade­cer ao prefeito Adriano pelo entendimento e importância em se continuar investindo e valorizando a cultura, o tradicionalismo. Esse é um evento da 18ª RT, Candiota oferta estrutura e equipe. Para nós é uma satisfação e alegria poder realizar esse evento em um local histórico, pois desta forma nos possibilita fazer parte desta história também. Será um belo evento e a en­cenação agregará cultura, informação, tradicionalismo e entretenimento, estão todos convidados”, afirma Marques.

Marco da Batalha do Seival foi revitalizado para sediar a cerimônia Foto: Divulgação TP

O prefeito Adriano convida todos a participar do evento. “Estamos muito felizes em realizar este evento histórico no nosso município, onde nos organizamos para que tudo ocorra perfeitamente com uma baita programação Farroupilha. Fica o convite a todas e todos gaúchos para que no dia 1°, no Marco do Seival, nos campos do Me­nezes onde foi proclamado, há 183 anos atrás, a República Riograndense”, convidou.

ALIMENTAÇÃO Em nota enviada pela Secretaria de Cultura de Candiota, foi infor­mado que no dia 1º, durante a programação no marco da Batalha do Seival, haverá um almoço campeiro servido pelo Restaurante Global – serão comercializadas refeições, bebidas e sobremesas. “Não faltará nada para bem atender nosso público”, disse o secre­tário Sérgio Marques.

No período, haverá uma apresentação do grupo candiotense “De Pouca Pro­sa”, além de exposições de obras em cerâmica e artesa­natos diversos.

SEGURANÇA Pensando na segurança do evento e dos participantes, bem como do acampamento farroupilha que se estenderá até o dia 11 de setembro, em razão do marco estar localizado junto a BR-293, em nota, o secretário Sérgio Marques explicou que haverá escolta permanente no local. “Foi feito um pla­nejamento juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia do Exército (PE) para a organização e ges­tão do público presente, além da segurança. Teremos uma estrutura para acomodar tanto quem irá à cavalo como de carro”, destacou o secretário.

PROGRAMAÇÃO O mu­nicípio de Candiota já divul­gou uma programação espe­cial para o mês de setembro, após a cerimônia do próximo domingo (1º). Confira:

– 2 a 10/09 – no Marco do Seival: 8h às 20h – ronda da Centelha Farroupilha às margens da BR-293, km 146. Distribuição da centelha aos municípios da 18ª RT e mu­nicípios vizinhos.

– 11/09 – Marco do Seival: 9h – deslocamento dos cava­leiros da ACC às entidades tradicionalistas do município de Candiota para entrega da Centelha Farroupilha.

– 11 a 19/09 – atividades a cargo das entidades tradicio­nalistas.

– 20/09 – na praça Dario Las­sance: 10h – abertura do acampamento farroupilha; 12h – churrasco farroupilha (por adesão); 14h – desfile farroupilha; 19h – show com Tchê Garotos.

– 21/09 – na praça Dario Lassance: 16h – atividades culturais – Talentos da Terra; 22h – baile/show com o Gru­po Querência.

– 22/09 – mini fandango nas entidades tradicionalistas.

CHAMA A Centelha já esteve em Candiota após ter sido gerada em Tenente Portela. Na ocasião, ela ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura, quando integrou o 8º Pago em Dança e o lançamento da fase escolar do

Comentários do Facebook