SEMANA FARROUPILHA

Chama crioula já está à caminho da região

Cavalgada da Integração entre Bagé e Candiota partiu de Triunfo na manhã desta segunda-feira, 29. Chegada está prevista para os dias 12 e 13 de setembro

Na manhã desta segunda foi acesa a chama e se deu início a cavalgada de mais de 400km

Na manhã desta segunda foi acesa a chama e se deu início a cavalgada de mais de 400km Foto: Divulgação TP

No início da manhã de domingo, 28, os cavaleiros de Bagé e Candiota partiram em direção a cidade de Triunfo, próxima a Porto Alegre. Os dois municípios irão fazer uma Cavalgada de Integração para buscar a chama crioula e trazer para a região, dando início a Semana Farroupilha 2016.

Conforme os organizadores, além de buscar a chama, a viagem também será em comemoração aos 180 anos da Proclamação da República Riograndense, efetivada pelo general Antônio de Souza Neto, no dia 11 de setembro de 1836, no campo dos Menezes, em Seival, hoje município de Candiota e na época município de Bagé.

A cavalgada é organizada pela Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC), presidida por Anilvo Prestes Júnior, e pela Associação dos Cavaleiros Rainha da Fronteira (ACRF), que tem a frente o ex-prefeito de Candiota e que já presidiu a ACC, Mirabeau Borba dos Santos.

Eles partiram em comboio motorizado até Triunfo na manhã de domingo, 28

Eles partiram em comboio motorizado até Triunfo na manhã de domingo, 28

Eles partiram para Triunfo do trevo próximo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Bagé, em dois caminhões boiadeiros, um caminhão baú, um ônibus e nove veículos leves. Ao todo participam diretamente da cavalgada 45 cavalos e 25 cavaleiros. O grupo conta com uma equipe de apoio, que irá acompanhar durante todo o percurso.

Segundo Anilvo, os cavalos irão percorrer mais de 410km. A saída aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, após uma cerimônia de acendimento da chama crioula que será trazida à região. A chegada em Candiota está prevista para o dia 12 de setembro e em Bagé no dia seguinte. “Será uma cavalgada histórica”, projeta o patrão candiotense.

O acendimento da chama em Triunfo aconteceu no sábado retrasado, dia 12, na Ilha de Fanfa – Porto Pedreira. A escolha da cidade para o acendimento este ano se deve ao fato de ter sido palco de quatro importantes batalhas, que integram o contexto maior de combates do período Farroupilha: Fortaleza, Triunfo, Fanfa e Pontal. Também, no município está a casa onde nasceu Bento Gonçalves.

 

Comentários do Facebook