ESTIAGEM

Chuva recupera poucos centímetros na maior barragem de Bagé

Sanga Rasa recupera 20 centímetros Foto: Deividi Pereira/Especial TP

As chuvas desta semana  – até meio-dia deste dia 3, alcançaram 42,9 milímetros, segundo medição da Estação de Tratamento de Água (ETA). A precipitação é muito bem-vinda, mas não reverte o cenário crítico das barragens de Bagé. A Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, recuperou 20 centímetros, estando agora 9,9 metros abaixo do normal. A barragem do Piraí segue com 6,6 metros negativos.

Para reverter o déficit hídrico, as chuvas necessitam ser em maior volume. A média histórica do mês de maio é de 115 milímetros. Diante deste contexto, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) segue com o racionamento de 18 horas a fim de manter a reserva de água existente.

O Daeb também continua com o bombeamento da água da Pedreira, reservatório utilizado em situações emergenciais, para abastecer alguns bairros da Zona Leste. A autarquia também prossegue com o trabalho intensivo dos caminhões-pipa: um do Exército, dois alugados e dois próprios do Daeb. Por semana, os veículos distribuem cerca de 1 milhão de litros de água.

Comentários do Facebook