BRASÍLIA

Cideja e Fórum das Águas buscam recursos para construção de redes de água

Artemio disse ao ministro que com as estiagens, muitas vezes, falta água até para consumo humano

Artemio disse ao ministro que com as estiagens, muitas vezes, falta água até para consumo humano Foto: Marci Hences

Representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e do Fórum de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate às Estiagens estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 23, com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Na audiência que ocorreu na sede do ministério, em Brasília, foi solicitado recursos para construção de redes de água nos assentamentos e nas comunidades quilombolas das regiões Sul e Campanha gaúcha.

O secretário de Obras e Serviços Públicos de Candiota, Artêmio Parcianello, explicou que os municípios de Candiota, Hulha Negra, Piratini, Jaguarão, Aceguá, Pedras Altas e Pinheiro Machado sofrem com as frequentes secas que assolam a região. “Com as estiagens, principalmente nos meses de verão, falta água para os animais e até para consumo humano”, lembrou.

O vereador Reovaldo Rodrigues (PT), de Aceguá, contou que com a seca no seu município, na fronteira com o Uruguai, os agricultores dependem da água que a prefeitura entrega em cacimbas para consumir. “Os açudes, poços e rios secam e os agricultores não têm de onde tirar água”, disse.

A comitiva informou ao ministro que cerca de duas mil famílias serão beneficiadas na região caso as redes de água sejam implantadas. De acordo com as equipes do Cideja e do Fórum, Piratini é o município que apresenta mais problemas. Aceguá tem duas comunidades quilombolas e Piratini cinco, e nenhuma delas dispõe de água encanada.

O ministro solicitou ao Cideja para que elabore um projeto com as principais demandas da região e a partir daí serão buscadas soluções.

O prefeito eleito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), integrou a comitiva. O deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS) acompanhou os representantes do Cideja e do Fórum na audiência.

Comentários do Facebook