Com o início da terraplanagem, cimenteira Hipermix confirma que irá se instalar em Candiota. O espaço, que em breve deve receber a construção da nova indústria, fica localizado ao lado da Usina de Candiota, adquirida recentemente pela empresa Âmbar Energia (na altura do antigo Centro de Visitação).
O anúncio do primeiro passo para o início da obra foi feito através das redes sociais do ex-prefeito Marcelo Gregório, que tratou a pauta como prioridade quando deixou a suplência e assumiu a Câmara como vereador até o final de 2023 pelo PSDB. “Estamos aqui aonde começa a se tornar realidade um sonho. Há mais de dois anos a administração de Candiota, o prefeito Luiz Carlos Folador e o vice Paulinho Brum, estão trabalhando junto conosco na realização da fábrica da Hipermix aqui em Candiota, e hoje começa a se tornar realidade”, disse Marcelo em um trecho do audiovisual publicado.
Ele também esteve na redação do jornal nesta semana, ressaltando que a articulação foi construída entre vários atores, e que ele foi apenas um elo dessa corrente. “Mas essa interlocução política com a administração e com o governo do Estado eu ajudei a construir, juntamente com o vice-prefeito Paulinho Brum”, informou.
Ainda, Marcelo ressaltou que a indústria vem com essa pegada ambiental, com a utilização de um subproduto (cinza resultante da queima do carvão mineral), que deixa de ser um resíduo e passa a ser uma matéria-prima. “Estamos falando de um rejeito que vai ser utilizado na construção civil”, reforçou.
EM CANDIOTA
A Hipermix Sul Serviços de Concretagem Ltda tem como proprietários Márcio Locatelli e Diego Lugano (ex-jogador futebol do São Paulo e da seleção uruguaia). Tem origem paulista e sua primeira unidade no Rio Grande do Sul foi inaugurada na cidade de Montenegro, em agosto de 2023. Em Candiota, a empresa adquiriu uma área de 10 hectares, como já referido, ao lado da Usina de Candiota.
Em conversa com o TP nesta semana, Márcio Locatelli informou que na primeira etapa o investimento será de aproximadamente R$ 100 milhões e 10 mil m² de construção, sendo que o projeto poderá ser ampliado caso as tratativas com a Âmbar Energia se concretizem. “As negociações são para um projeto para armazenamento de cinzas para suprir o mercado durante o período de baixa geração”, explicou.
Sobre a geração de emprego e renda no município, Locatelli destacou que no período de obras a empresa deve chegar a ter 240 funcionários, diretos e indiretos. “Já durante a produção, alocados na planta, serão por volta de 80, e tem mais em torno de 100 que estarão desempenhando atividades de logística para suprir e distribuir a produção”, concluiu.
É importante ressaltar também que um dos principais diferenciais da empresa é a produção sustentável. Com reaproveitamento de resíduos, o produto é composto em mais de 55% por materiais reciclados. No Estado, a empresa aproveita os sedimentos e resíduos vindos da Braskem, em Triunfo e agora com as cinzas da Usina de Candiota.
A Hipermix é uma das maiores empresas fornecedoras de concreto usinado do país, e conta com mais de 30 unidades fixas no Brasil.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*