TRADICIONALISMO

Classificatória Regional do Enart e o 6º Rodeio Artístico do CTG Luiz Chirivino marcaram o domingo em Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Invernada adulta do CTG Luiz Chirivino se classificou para a Interregional do Enart Foto: Léo Nunes/Especial TP

O último domingo (7) foi marcado por mui­to tradicionalismo em Candiota. Pela primeira vez em sua história o município sediou uma classificatória Re­gional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). O evento, que acon­teceu desde as primeiras horas da manhã e se estendeu ao longo do dia, contou com mais de mil participantes de entidades de diversos muni­cípios da região. A atividade foi idealizada pelo CTG Luiz Chirivino, que também res­gatou o 6º Rodeio Artístico – que não era realizado há mais de 10 anos. As apresentações aconteceram nas seguintes categorias: intérprete, decla­mação, danças tradicionais, chula e dança de salão.

Em nome da entida­de tradicionalista, o patrão Marcelo Dutra publicou em uma rede social um agrade­cimento muito especial aos membros do grupo. “Tenho certeza que lá atrás, em 1966, quando o nosso CTG foi fundado por pessoas que que­riam ter um lugar para cultuar a tradição nesse município pequeno, pensavam sobre como estaria o CTG 50 anos depois e eu digo a eles: a gen­te erra, a gente acerta, mas lutamos muito para levar o nome do Luiz Chirivino com muito amor e dedicação e é isso que estamos fazendo”, dizia em um dos trechos.

Para o Tribuna do Pampa, a coordenadora da 18ª Região Tradicionalista (RT), Paula Bundt, fez uma avaliação do evento – res­saltando a organização e o comprometimento do CTG Luiz Chirivino e do poder público de Candiota. “A 18ª, enquanto coordenadoria, só tem a agradecer por toda a dedicação em fazerem uma regional grandiosa e que, com certeza, ficou marcada pela perfeição e cuidado em relação ao evento como um todo. Saímos de Candiota com a consciência muito mais tranquila de que o tra­dicionalismo ainda vai muito longe, porque vimos que ainda existem pessoas capa­zes de ser voluntárias e fazer tudo o que fazem por amor”, destacou.

Coordenadora da 18ª RT, Paula Bundt, enfatizou a importância do evento Foto: Léo Nunes/Especial TP

De acordo com o secretário de Cultura, Es­porte e Juventude, Sérgio Marques, o momento é de parabenizar e enaltecer o trabalho das entidades pelo belíssimo evento – tanto da 18ª RT quanto do CTG Luiz Chirivino. “Reconhecemos a importância da manuten­ção e do fortalecimento das tradições e ao mesmo tempo essa retomada das entidades do município de Candiota dentro dos principais circui­tos tradicionalistas”, disse.

Prefeito Adriano, conselheiro do MTG, Eduardo Gusmão, e o secretário Sérgio Marques Foto: Léo Nunes/Especial TP

Para a reportagem, o titular da pasta destacou ain­da o investimento em cultura realizado através do prefeito Adriano dos Santos e a par­ceria das equipes do Gabinete da primeira-dama e das Se­cretarias de Turismo, Educa­ção, Obras e Administração e Finanças. “Nada disso seria possível com o trabalho de somente uma pessoa, ali foi o trabalho de várias mãos e vários corações. Foi muita emoção, muita arte, muito tradicionalismo e cultura envolvidos. Para nós foi mais uma grande satisfação poder colaborar para fazer cada vez mais e melhor em nome do nosso município e da nossa região”, finalizou.

Os resultados oficiais foram divulgados na página do CTG no Facebook.

Grupos de diversas cidades da região se apresentaram no evento Foto: Léo Nunes/Especial TP

Comentários do Facebook