SAÚDE

Com a entrega de projeto arquitetônico, prédio do Pronto Atendimento de Candiota será desinterditado nos próximos dias

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Ricardo Necchi é o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Foto: Divulgação TP

A reportagem do Tri­buna do Pampa confirmou, na tarde desta segunda-feira (21), que a desinterdição do pré­dio do Pronto Atendimento 24h de Candiota (antigo Hospital) está bem mais próxima de acontecer. A informação foi obtida em conversa com o próprio titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Bagé, Ricardo Necchi.

O local passou por vistoria da Vigilância Sani­tária na última sexta-feira (18) para averiguação das 19 irregularidades aponta­das ainda no mês de setem­bro. A equipe da Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy e da Prefeitura de Candiota viabilizou as modificações exigidas. “A Coordenadoria de Saúde, através da Vigilância Sa­nitária, esteve no Pronto Atendimento fazendo uma visita e constatou uma melhora significativa nas condições de trabalho. Es­tamos aguardando apenas o encaminhamentodo pro­jeto arquitetônico das mu­danças que precisarão ser feitas e logo que isso acon­tecer vai haver a liberação do Pronto Atendimento”, relatou o coordenador.

Ainda conforme informou, um encontro na manhã desta segunda­-feira (21) com o diretor da Fundação, Marcelo Dutra, firmou um prazo para as readequações ainda pen­dentes. “A entrega des­se projeto arquitetônico possibilita que nós, muito rapidamente, consigamos desinterditar o prédio do Pronto Atendimento – pelo menos até que as obras estejam concluídas e apro­vadas pela Vigilância Sa­nitária. Eu acredito que tudo isso já aconteça nos próximos dias. Esse é o nosso interesse e quanto mais rápido isso se resol­ver melhor para todos”, disse.

Para Ricardo, que também é médico, existe a urgência em fazer com que a comunidade de Candiota possa voltar a contar com o serviço de urgência e emer­gência no seu tradicional prédio. “Espero e até rezo para que essa situação se resolva rapidamente. Há o interesse claro de todas as partes envolvidas para retomar os serviços no pré­diodo Pronto Atendimento. Além disso, a população de Candiota não pode ficar sem e na nossa visão é es­sencial que a regularização e a desinterdição ocorram logo, por isso estamos trabalhando juntos para resolver a situação”, fina­lizou.

FUNDAÇÃO De acordo com o diretor da Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy, Marcelo Dutra, o projeto arquitetônico que está pendente iria ser en­tregue até o final da tarde desta segunda-feira (21). “Estamos providenciando o que falta para que tão logo ocorra a desinterdi­ção. Montamos uma verda­deira força-tarefa – entre a nossa equipe e a da Prefei­tura – para que tudo fosse regularizado o mais rápido possível e dentro das orien­tações da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Importante também que durante esse período a população de Candiota não ficou sem atendimento e agora, acredito que já nesta semana,vamos poder voltar ao prédio do Pronto Atendimento, que é o local mais adequado para dar continuidade ao trabalho”, disse. Até o fechamento da edição, às 17h desta segun­da-feira, a Fundação ainda não havia confirmado para a reportagem a entrega do projeto.

SERVIÇOS Ainda de acordo com Marcelo, o retorno das atividades no prédio, localizado na Vila Residencial, deve ocorrer tão logo a Fundação re­ceba a autorização da 7ª Coordenadoria. Até então, desde o dia 6 de setembro, a equipe está atuando nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS), na sede do município, para que a população não sofra diretamente as consequ­ências da medida do órgão fiscalizador. Segundo ele, mais de 3 mil atendimentos de urgência e emergência foram contabilizados nesse período.

Comentários do Facebook