EMPODERAMENTO FEMININO

Com nova nomeação, mulheres se consolidam como maioria nas secretarias de governo pinheirenses

São cinco mulheres secretárias na equipe de governo

Na foto, junto ao prefeito e vice estão todas as secretárias mulheres e o secretário de Obras, Juliano Moreira, faltando apenas o secretário da Saúde, Diego Moreira Foto: Divulgação TP

Na última sexta-feira (25), foi apresentada a nova secretária de Administração da Prefeitura de Pinheiro Machado, a advogada, especialista em direito público, Morgana Ávila dos Santos Soares. Com a nova nomeação, o secretariado do município passa a contar com cinco mulheres e três homens, considerando que o vice-prefeito, Rogério Gomes, responde pela secretaria de agropecuária.

O prefeito Ronaldo Madruga, enfatiza que as mulheres têm importância ímpar no município pela sensibilidade. “Esta composição tem objetivo de mostrar o empoderamento delas, do que são capazes e de que elas têm lugar de destaque na sociedade. É uma honra ter um time destes com várias histórias de superação”, falou.

A nova secretária possui passagens pelas prefeituras de Pinheiro Machado, Arroio Grande e Bagé. Morgana também fez parte da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Governo do RS. Ela assume a pasta após a saída do advogado Alex Camacho. “Certamente é um grande desafio assumir a Secretaria de Administração, porém foi com grande satisfação que aceitei o convite. O direito público é uma área que sempre me cativou”, afirmou.

Quanto a integrar um time, onde a maioria são mulheres, Morgana falou sobre o prefeito ser um grande incentivador do público feminino. “Isso tem sido uma marca da sua gestão, acredito que o número expressivo de mulheres nas secretarias se deve ao fato dele acreditar no potencial feminino, como uma forma de incentivar, ainda mais, a todas as mulheres a superarem todas as barreiras e acreditarem no seu potencial”, enfatizou.

VIVIAN ALVES (VIVI) – A secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, lembrou que o prefeito Ronaldo, durante a campanha eleitoral de 2021, falou que a sua gestão seria predominante feminina e cumpriu. “Ele sempre disse que acredita no potencial das mulheres e sabe que essas profissionais precisam ocupar seu espaço. Para mim é um grande prazer integrar este time de mulheres competentes que buscam o melhor para a nossa comunidade”, afirmou.

TAMIRES ORTIZ – Para a secretária da Fazenda, que ingressou em abril deste ano na gestão, quando uma empresa ou a administração pública mescla e conta com mais mulheres nas diversas áreas, se alcança mais resultados e mais qualidade. Tamires falou ainda sobre a oportunidade que o Ronaldo tem dado para a juventude mostrar seu trabalho. “Nesse governo temos vários rostos novos na administração pública. Em particular eu agradeço muito pela experiência que o prefeito tem me proporcionado”, relatou.

LÓREN FERREIRA – A chefe de Gabinete, que faz parte do governo desde o início, quando Ronaldo ainda era prefeito interino, diz entender que a participação no Governo, não está relacionada, apenas, ao fato de serem mulheres. “Ronaldo e Rogério analisam e valorizam a capacidade da pessoa, independentemente de atributos como gênero, raça, religião ou qualquer outro. O que importa é se a pessoa está preparada para assumir o grande desafio que é gerir o nosso município, principalmente nas condições em que o pegamos. Se a pessoa tem conhecimento, disposição, comprometimento e vontade de aprender pode fazer parte do time”, enalteceu.

Lóren falou ainda sobre a desigualdade de gênero. “Sabemos que, infelizmente, as mulheres não são valorizadas como os homens no mercado de trabalho e que elas não costumam receber as mesmas faixas salariais, mesmo realizando as funções idênticas e que não costumam ocupar cargos estratégicos com a mesma frequência que os homens. Também sabemos que para mudar esse cenário é preciso mudar a cultura vigente em nosso país, mas, felizmente em Pinheiro Machado temos uma gestão de vanguarda, onde esses preconceitos não têm lugar e o que importa é a capacidade da pessoa”, pontuou.

Por fim, Lóren complementou sua fala, dizendo que com a configuração atual a gestão consegue ter a complementaridade. “O que é essencial na condução do município. Com todo o grupo de Secretários aliado ao Procurador-Geral do Município, à Chefe de Gabinete, ao Vice-Prefeito e ao Prefeito, o ente municipal consegue ter a diversidade e, ao mesmo tempo, a convergência de ideias necessárias à definição de estratégias e à realização das atividades pelas equipes de trabalho”, finalizou.

Até o fechamento desta edição, a redação do TP, não recebeu retorno da secretária de Educação Jaqueline dos Santos.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook