SEGURANÇA

Comandante regional da Fronteira Oeste visita Candiota e Hulha Negra

Em Candiota, comandante foi recepcionado pelo prefeito Folador e por Flávio Sanches Foto: Divulgação TP

O aniversário de 30 anos de emancipação político-administrativa de Candiota e Hulha Negra, no dia 24 de março, foi marcada também pela visita aos dois municípios do comandante regional da Fronteira Oeste da Brigada Militar, coronel Márcio Luz, que tem sede em Santana do Livramento, acompanhado do capitão Jean Quatrin.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Pampa, o coronel Márcio Luz explicou que a visita integra uma série de agendas do comando aos municípios que compõem a Fronteira Oeste. Segundo o coronel, são realizadas reuniões com o efetivo da Brigada Militar de cada cidade, bem como com chefes do Executivo e presidentes do Legislativo. “Verificamos como está a rotina, quais são as demandas do efetivo no que tange as obrigações do comando da corporação, bem como realizamos reuniões com os chefes do Executivo e presidentes da Câmara de Vereadores, visando receber um feedback da atuação dos policiais militares na localidade, além de oportunizar que os representantes das comunidades nos apresentem as demandas da sociedade”, relatou.

Solicitado a avaliar as visitas a Candiota e Hulha Negra, ele disse ter ficado satisfeito com o retorno positivo recebido acerca do trabalho realizado pelos policiais. “Recebemos elogios e demonstração de satisfação com o trabalho realizado. A Brigada Militar utiliza ferramentas de gestão que permitem um diagnóstico dos índices criminais que possibilitam o emprego racional dos efetivos, de acordo com a maior incidência em determinados tipos de crime e locais de ocorrência. Conhecendo a realidade de cada localidade, podemos realizar melhor a gestão de nossos recursos humanos. Candiota e Hulha Negra têm recebido suplementação de efetivo, contando com apoio da sede do 6° RPMon , em Bagé”, afirmou.

Acerca de ações na região, o coronel frisou que atualmente, na Fronteira Oeste, “sem descuidar dos outros crimes, estamos investindo fortemente no combate ao tráfico de drogas e ao abigeato. Temos a Operação Hórus (Programa Vigia) em andamento na região, bem como a Operação Avante Rural. Além dos esforços locais, tivemos recentemente a instalação do 5° BPChoq em Pelotas e do 6° BPChoq em Uruguaiana, os quais têm reforçado as ações e operações de combate a criminalidade na região”.

O TP conversou com o coordenador de Segurança Pública e Trânsito de Candiota, Flávio Sanches, que afirmou terem sido apresentadas ao coronel, as dificuldades do município. “Mostramos como é difícil dar efetividade em uma cidade atípica com seus bairros distantes entre si, com peculiaridades não comuns, pois não só para a segurança pública, como para a saúde e educação dificulta muito para a administração municipal. Falamos da necessidade de maior aporte de efetivo no Pelotão da Brigada Militar local que hoje conta com apenas 40% do efetivo previsto”, relatou.

Sanches mostrou satisfação com a visita do comandante da Fronteira Oeste. “Em conversa no gabinete do prefeito Luiz Carlos Folador, o coronel Márcio se comprometeu em ajudar no que for de sua alçada para reforçar o efetivo do Pelotão, visto ser uma pequena cidade, mas com muitos empreendimentos industriais na geração de energia e fábricas de cimento, o que atrai uma população extra para circulação no município”, comentou.

De Hulha Negra, a presidente do Legislativo Tanira Ramos, que recebeu o coronel junto ao vice-prefeito Igor Canto, avaliou a visita como esclarecedora. “Tivemos a oportunidade de relatar ao comandante, problemas relacionados à área de segurança pública existentes em Hulha Negra, como a troca de plantão em Bagé, o que deixa o município descoberto durante um período, o efetivo reduzido e o crescimento da criminalidade. Fatos que antes não ocorriam, já são vistos agora. É importante a visita e atenção do coronel ao município de Hulha Negra, que se comprometeu em fazer o possível para melhorar as questões que não são atendidas em sua plenitude no município, bem como o Legislativo estar inserido nestas tratativas por sermos o contato direto da população e recebermos as solicitações dos moradores”, manifestou Tanira.

Coronel Márcio Luz (E) e capitão Jean, foi recepcionado em Hulha Negra pelo vice-prefeito Igor Canto e pela presidente do Legislativo, Tanira Ramos Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook