Teve início no dia 22 de abril, as obras de nivelamento na estrada que liga a comunidade de Seival ao bairro João Emílio, em Candiota. O trabalho está sendo feito por meio de uma parceria da Seival Sul Mineração (SSM) e a Prefeitura Municipal, em um trecho de aproximadamente um quilômetro no antigo acesso da Mina do Seival, na descida da Estância do Umbu.
De acordo com o gerente geral de Operações, Adolfo Carvalho, o objetivo é proporcionar uma melhor condição de tráfego neste trecho da via. “Atualmente a obra encontra-se na fase de remoção de solos moles para posterior construção do novo aterro da via”, explicou, informando que a obra está sendo executada de acordo com o projeto elaborado pela Prefeitura, com todos os custos a cargo da SSM.
Para a execução da terraplanagem, a SSM contratou a empresa Fagundes Construções. Segundo Adolfo, a expectativa é que a obra seja concluída em até 90 dias.
RELEMBRE
Em novembro de 2023, uma reunião que contou com a presença do prefeito, Luiz Carlos Folador, do diretor superintendente da Copelmi Mineração, Carlos Faria, e do ex-gerente de Controle da (SSM), Nelson Kadel, entre outras pessoas, tratou sobre o início da obra.
Na oportunidade, Carlos havia citado que a obra estava avaliada em cerca de R$ 3 milhões, sendo a melhor alternativa para a passagem de todos os veículos, pois como o local é em declive, em dias de chuva acaba alagando o trajeto e apresentando riscos na trafegabilidade. “A ideia é que a gente faça um alteamento em toda aquela estrada, juntando um lado ao outro, de uma forma que não tenha mais aquele baixo”, explicou na época.