TRADICIONALISMO

Começam os festejos da Semana Farroupilha 2019

Neste ano, o tema dos festejos é "Vida e Obra de Paixão Côrtes"

Neste ano, o tema dos festejos é “Vida e Obra de Paixão Côrtes” Foto: J. André TP

Como manda a tradição farroupilha, a partir desta sexta-feira (13) e durante os próximos sete dias, o Rio Grande do Sul vive a cultura e costumes gaúchos. Está iniciando mais um ano de ranchos, bailes e apresen­tações alusivas à Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que durou 10 anos, tendo início em 20 de setem­bro de 1935. A data também é conhecida como Dia do Gaúcho e os tradicionalistas dos quatro cantos do Estado, se unem em comemorações.

Na região de cober­tura impressa do TP, os dias que antecederam o início dos festejos, foram marcados pela distribuição da Centelha da Chama Crioula, originá­ria neste ano do município de Tenente Portela. O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, faleci­do em 2018, aos 91 anos. Na terra da Proclamação da República Rio­-grandense, os integrantes da Associação dos Cavaleiros (ACC), que estavam sedian­do também a Chama da 18ª Região Tradicionalista (RT) e distribuíram para os municí­pios da região a partir de uma ronda no Marco da Batalha do Seival, as margens da BR-293, conduziram, na quarta­-feira (11), a centelha para as entidades tradicionalistas do município.

CTG Candeeiro do Pago, em Candiota, foi a última entidade a receber a Centelha da Chama Crioula Foto: J. André TP

O prefeito Adriano dos Santos participou do encerramento da entrega da centelha no CTG Candeeiro do Pago – última entidade a receber. “Depois de um es­forço enorme, que envolveu a todos, conseguimos dizer ao Rio Grande, que Candiota tem sim uma forte cultura tradi­cionalista e isso construímos junto com as entidades, de forma coletiva”, comemorou o prefeito, lembrando de outro avanço que foi a retomada do Canto Moleque e a volta dos candiotenses no palco do festival.

Uma programação especial foi montada, onde cada entidade do município realiza bailes, jantares, apre­sentações artísticas e partici­pam, juntos, nos dias 20 e 21, de uma programação oficial organizada pela Prefeitura de Candiota, através da Se­cretaria de Cultura, na praça Dario Lassance. No sábado 20, a partir das 10h, acontece a abertura do acampamento farroupilha e às 12h, um chur­rasco por adesão, seguido, às 14h, do desfile farroupilha. No domingo (21), às 22h, baile com o Grupo Querên­cia, também na praça Dario Lassance.

BAGÉ A programação da Semana Farroupilha na cidade ocorre no Parque do Gaúcho e inicia nesta sexta-feira (13). Às 14h haverá Rodeio dos Festejos Farroupilhas, às 15h solenidade de recepção aos cavalarianos que participaram da busca da Chama Crioula, e na sequência acontece o acendimento Oficial da Cha­ma Municipal, bem como a Benção da Semana Farroupi­lha de Bagé 2019. Na mesma ocasião, há a distribuição da Centelha às entidades tradi­cionalistas. As atividades alusi­vas à data acontecem todos os dias no local e findam na sexta-feira (20) às 18h, com a extinção da chama, após o desfile tradicionalista que está marcado para às 9h30.

HULHA NEGRA A busca da Chama Oficial de Hulha Negra aconteceu na segunda­-feira (8), em Candiota. A Centelha foi conduzida até o CTG Herdeiros de Sepé, no assentamento Sepé Tiaraju. De forma compartilhada, a ronda da chama foi dividida entre as entidades tradiciona­listas de Hulha Negra. Nesta sexta-feira (13), será compartilhada para todas as entidades tradicionalista do município. No domingo (15), acontece o Torneio de Futsal de bomba­cha, às 19h, no Ginásio Mu­nicipal. Já no dia 18, acontece a sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores, que fará a entrega do Mérito Farroupilha. O evento será realizado às 19h, no ginásio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Já o tradicional desfile, acon­tece no dia 20 de setembro, a partir das 9h30, com saída do Corredor dos Borba.

Durante a Semana Farroupilha, cada entidade tradicionalista do município contará com uma progra­mação em particular, salvo a integração que acontece neste sábado (14), a través do Baile Oficial da Semana Far­roupilha de Hulha Negra, às 23h30, no ginásio municipal. No palco, o grupo Orgulho Gaúcho anima a festa que será realizada pela Prefeitura em parceria com as entidades tradicionalistas. O ingresso será comercializado na hora do baile ao valor de R$ 10.

PEDRAS ALTAS A Cidade do castelo pertence a 21ª Re­gião Tradicionalista (RT) e na segunda-feira (8), o prefeito Bebeto Perdomo, acompa­nhado de representantes do CTG Sentinela de Pedras Al­tas, do PTG Os Gaudérios de Pedras Altas, do PTG Rincão dos Xucros e do Piquete Santa Maria, recebeu a Centelha da Chama Crioula no município de Canguçu.

Na cidade, os fes­tejos são concentrados no CTG Sentinela de Pedras Altas, localizado na sede do município.

PINHEIRO MACHADO – No município os festejos se concentram na sede do CCTG Lila Alves, onde a ronda é compartilhada pelas entidades tradicionalistas, assim como os bailes e as apresentações de invernadas também acon­tecem com responsabilidades organizacionais divididas.

A chegada da Cente­lha da Chama Crioula, que foi buscada em Canguçu, municí­pio da 21ª RT, estava marcada para a tarde desta quinta-feira (12), dando início aos festejos. Na programação, consta, além das rondas, uma missa crioula na Igreja Nossa Senhora da Luz, às 18h30 de sábado (14), bailes e apresentações de invernadas, de 13 a 20 de setembro, quando acontece também, o tradicional desfile temático farroupilha.

Comentários do Facebook