CORONAVÍRUS

Comércio poderá abrir por meio turno em Bagé

No final da manhã desta quarta-feira (15), em coletiva de imprensa, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), reiterou o decreto de calamidade pública através do documento 059 e anunciou as novas decisões tomadas pelo Executivo com relação as medidas preventivas ao novo coronavírus (Covid-19).

O novo decreto anunciado pelo prefeito flexibiliza o funcionamento do comércio em meio turno. Conforme Lara, a partir desta quinta-feira (16), as lojas poderão abrir das 13h às 18h30. Cabe ressaltar que haverá fiscalização de servidores da Prefeitura em todas as quadras do centro da cidade e o proprietário do estabelecimento que descumprir as regras impostas pode receber multa, que varia de uma a cinco Unidades de Referência Padrão (URPs), podendo chegar a R$ 4,7 mil.

OUTROS LOCAIS – O novo decreto também flexibiliza a abertura de supermercados (que poderão atender, aos domingos, das 8h às 13h) e de postos de gasolina (que poderão funcionar das 7h às 19h, de segunda a sábado, e das 8h às 13h, nos domingos). Agências bancárias seguem com atendimento através de equipe reduzia e com apenas 50% da capacidade de público. O estacionamento rotativo deve ser retomado no horário de funcionamento do comércio. O transporte coletivo também terá horários normalizados entre 13h e 18h30, observando regras específicas de lotação e higiene.

MEDIDAS DE HIGIENE – O decreto também determina a utilização de máscaras por funcionários e oferta para clientes que não usarem; trabalho home Office sempre que possível e para integrantes do grupo de risco; sistema de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornada de trabalho para evitar aglomeração de funcionários; atendimento de um cliente por funcionário e redução do número de mesas e estações de trabalho; higienização constante do ambiente.

CONTINUAM FECHADOS – Escolas municipais e particulares, cursos, creches, universidades, clubes, campos, parques infantis, casas de festas, bares e cinema não devem reabrir. Por outro lado, o prefeito adiantou que vão ser estabelecidos critérios para reabertura de academias, que serão definidos após reunião com representantes do setor.

Comentários do Facebook