FESTEJOS FARROUPILHAS

Comitiva de Candiota traz a chama crioula de Tenente Portela

Chama da 18ª Região Tradicionalista será através de Candiota

Prefeito Adriano e presidente da ACC, Balaio, já com o maior símbolo dos festejos farroupilhas Foto: Léo Nunes/Especial TP

O sábado (17) foi considerado histórico para Candiota. Uma comitiva composta por re-presentantes das entidades tradicionalistas de Candiota – CTG Batalha do Seival, CTG Luiz Cirivino, PTG Combate do Seival e CTG Candeeiro do Pago – esteve acompanhando o prefeito Adriano dos Santos, o secretário de Cultura, Sérgio Marques, e o presidente da Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC), João Domingos Balaio, assim como os demais representantes da Secretaria de Cultura, na cidade de Tenente Portela, na geração e distribuição da chama crioula que dá início aos festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário de Cultura Sérgio Marques, as atividades tiveram início na sexta-feira (16), quando participaram da geração da chama crioula, na praça central da cidade. A comitiva também representou a 18ª Região Tradicionalista (RT), que tem a frente a coordenadora Paula Oliva Bundt, de Dom Pedrito. “Cavaleiros da 18ª RT se juntaram ao prefeito Adriano e ao presidente da ACC, Balaio, e fizeram a coleta da chama, que, posteriormente, foi entregue à ACC”, explica Marques, acrescentando que no domingo (18), já em Candiota, a Secretaria de Cultura ficou com a responsabilidade de guarda da chama, que esteve no 8º Pago em Dança. Na sexta-feira (23), a chama participa do lançamento do projeto Canto Moleque nas escolas, iniciando pela escola de Educação Infantil, Odete Lazzare Correa, localizada na sede do município.

Para o prefeito Adriano dos Santos, sediar a geração da chama da 18ª RT é algo inédito. “Desde o início do governo estamos trabalhando para o fortalecimento do tradicionalismo por meio da nossa Secretaria de Cultura. É algo inédito no nosso município e nosso dever enquanto gestores investir na nossa cultura gaúcha”, frisou. Já para Sérgio Marques, “Candiota vive neste momento um período importante para sua cultura tradicionalista. Poder sediar o acendimento da chama da 18ª RT reforçou ainda mais os laços de união e fraternidade entre nossas entidades do município e região, ressaltando de maneira plena o verdadeiro significado da chama crioula”.

PROGRAMAÇÃO – Após as atividades em Candiota, de acordo com o Marques, a chama segue para o município de Caçapava do Sul, oportunidade em que, no sábado (24), haverá uma união entre os cavaleiros de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Candiota e um ato oficial, no centro da cidade. Logo após, a chama é trazida para o marco da Batalha do Seival, localizado na BR293, km 146, de Candiota. A chama está programada para chegar no início da manhã do dia 1º de setembro, quando ocorre uma recepção aos cavaleiros da ACC e a fusão oficial da centelha farroupilha do Estado com a centelha da 18ª RT a partir das 9h. Na data, também acontece uma encenação da Batalha do Seival e Proclamação da República Rio-Grandense do artista Rinaldo Souto – uma performance com roteiro adaptado – e a apresentação da Banda Marcial do Exército Brasileiro. O ato deve contar com a participação das 12 cidades que integram a 18ª RT.

Ainda segundo Marques, o acampamento fica até o dia 11 de setembro no marco, com várias delegações de Candiota e da 18ª RT guarnecendo a chama, data em que a ACC inicia a distribuição da chama para as entidades de Candiota a cavalo, abrindo oficialmente os festejos farroupilhas no município. “O evento no marco será uma grande produção e a parceria do Exército com ropas e estrutura do acampamento será muito importante”.

Para os dias 20 e 21 também já há uma programação oficial em Candiota. A praça Dario Lassance, sediará, no dia 20, um show com Tchê Garotos, às 19h, após o desfile farroupilha. Já para o domingo (21), estão programadas apresentações de Talentos da Terra, grupos de invernadas e, às 22h, o encerramento com o grupo Querência.

Chama crioula foi gerada e passada à ACC

 

Comitiva de Candiota contou com autoridades e representantes de entidades tradicionalistas

 

Comitiva de Candiota e coordenadora da 18ª RT, Paula Oliva

 

Prefeito Adriano acompanhado do Grupo Santanense de Cavalgadas

Comentários do Facebook