33ª MOENDA DA CANÇÃO

Compositor de Candiota vence importante festival nativista

Cristian Camargo venceu pela primeira vez um festival em que foi o autor da letra e da melodia Foto: Divulgação TP

Realizados de 16 a 18 de agosto último, a 33ª Moenda da Canção e a 9ª Moenda Instrumental, de Santo Antônio da Patrulha, são dois festivais de grande significado para o universo musical do Rio Grande do Sul.

O músico e compositor candiotense, Cristian Camargo, foi o grande vencedor do festival. A canção Mil Vidas Para Amar, que tem letra e música de Cristian, e sob a interpretação de Juliano Barreto, foi escolhida em primeiro lugar.

Radicado há cerca de 10 anos em Pelotas, onde cursa a faculdade de Música na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e vivendo basicamente da música, Cristian mantém seus laços com Candiota, porque o pai Caio e outros familiares ainda residem na Capital do Carvão.

Em conversa com o TP, Cristian afirmou que foi a primeira vez que venceu um festival nestas condições, ou seja, sendo letrista e o compositor da melodia. Ele também reforçou a importância dos festivais para a cultura gaúcha. “Para nós, operários da cultura, é uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho”, assinala, analisando ainda que a cultura rio-grandense possui muita renovação, porque, segundo ele, tem notado muito talento jovem surgindo.

CANTO MOLEQUE Dizendo que sua iniciação musical passa muito pelo Canto Moleque da Canção Gaúcha, Cristian elogiou muito a iniciativa da Prefeitura em ter desenvolvido o Canto Moleque nas Escolas. “Toda criança necessita muito da arte, que influencia diretamente no seu desenvolvimento não só intelectual, mas como um todo, desde comportamento e disciplina. Então a importância deste projeto”, assinala.

Cristian ainda revelou que conversou com o prefeito Adriano dos Santos recentemente e colocou à disposição do Canto Moleque, o projeto Concerto em Sul Maior. Conforme ele, o projeto que possui um show e oficinas, foi desenvolvido por ele e outros seis músicos desenvolveram – Marcelo Oliveira, André Teixeira, Pedro Terra, Aluísio Rockemback, Roberto Borba e o também candiotense Luciano Fagundes, visando exatamente este incentivo a música regionalista.

Comentários do Facebook