RELIGIÃO

Comunidade católica de Hulha Negra recebe visita pastoral

Dom frei Cleonir Dalbosco permanecerá até domingo nas comunidades Foto: Divulgação TP

Começou nesta quinta-feira (16), pela comunidade Santa Ana, a jornada de visitações do bispo Dom frei Cleonir Dalbosco, da diocese de Bagé pelas comunidades de Hulha Negra.

De acordo com o frei Tiago Frey, a Paróquia São José vêm se preparando há muito tempo para este momento privilegiado de encontro da visita do Bispo. “Um momento de visita, de escuta, de diálogo e de celebração. O carinho das pessoas pelo Bom Pastor da Diocese de Bagé é algo muito emocionante, é algo que nos conduz para um encontro com o próprio Deus”, disse o frei.

Ainda segundo frei Tiago, também é um momento do Bispo conhecer todas as comunidades da paróquia e ter contato com as pessoas que estão nestas comunidades. “Ainda os momentos de celebração da fé, da espiritualidade, dos diversos encontros e confraternizações fortalece o vínculo do Bispo com seu povo”, afirmou, acrescentando que “outro ponto importante é o momento de animação das comunidades que reforça a unidade do Episcopado com o povo que lhe foi confiado”.

Ao TP, o bispo Dom frei Cleonir explicou sobre a visita e fez um direcionamento à comunidade. “A visita pastoral diocesana acontece aproximadamente a cada cinco anos e na visita são três características principais realizadas pelo bispo. A primeira é escutar as lideranças, o povo sobre a caminhada e a missão do Cristão na igreja; o segundo ponto, o bispo ilumina, a partir do Evangelho e das diretrizes da igreja, em comunhão com o papa Francisco e os bispos do Brasil, as orientações da Diocese, o bispo orienta o povo nessa caminhada como Igreja Católica Apostólica Romana, a igreja de Jesus Cristo. No terceiro momento da visita pastoral, o bispo administra os sacramentos, principalmente o do Crisma. Há também visita a organizações, doentes e pessoas que desejam conversar com o bispo, se colocando à disposição de toda a comunidade para ouvir e orientar. É uma alegria poder estar com os freis, as lideranças e o povo dessa querida paróquia São José, de Hulha Negra. Abraço a todos e vamos nos encontrar para poder celebrar a vida e também nossa missão como Cristãos católicos”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook