RELIGIÃO

Comunidades católicas celebrarão o Domingo de Ramos

Em Candiota e Hulha Negra, paróquias já colocaram o ramo verde em prol da data Foto: Divulgação TP

 

Este domingo (5) é Domingo de Ramos, uma festa cristã celebrada no domingo antes da Páscoa, dando início a Semana Santa. Diz a tradição que Jesus teria entrado pela porta dourada de Jerusalém. Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

Neste ano, em razão da pandemia do coronavírus e as medidas restritivas quanto a aglomeração de pessoas, as missas e festas religiosas estão suspensas. Para abençoar os cristãos, missas serão celebradas pela internet e na Rainha da Fronteira, o bispo da Diocese de Bagé, dom Cleonir Dalbosco, irá percorrer as paróquias par a fazer a bênção.  Ele sugere que cada bageense, neste domingo (5), às 9h, coloque um ramo verde na porta, na janela ou no portão das suas casas para uma benção especial a toda a cidade.

A partir das 11h45min, o bispo também celebrará uma missa, que será transmitida ao vivo pela rádio Difusora e também em uma live pelo Facebook no perfil Cpd Dalbosco.

Nas comunidades de Candiota e Hulha Negra, que tem a frente os freis Rinaldo Eberle e Tiago Frey, nas paróquias Sagrado Coração de Jesus e São José, os fiéis são convidados a também acompanhar a missa pela internet e colocar em sua residência o ramo verde. Através das páginas das paróquias, os freis mostram a união com as comunidades por meio da divulgação das fotografias dos ramos verdes enviadas pelos fieis. “Apesar do distanciamento social devido ao Covid-19, o povo se une em oração na preparação da Semana Santa!”.

Comentários do Facebook