AVANÇO

Concluída a sopragem de vapor nas tubulações da caldeira da UTE Pampa Sul

Atividade foi necessária para preparação da Usina para operação comercial

Atividades foram encerradas quando foi constatado não haver mais impurezas nas tubulações Foto: Simôni Costa/Especial TP

A sopragem a vapor das tubulações que ligam a caldeira e a turbina da UTEPampa Sul (Miroel Wolowski) foi executada e concluída com sucesso. A atividade foi finalizada no domingo (3), quando técnicos da empresa Siemens atestaram que já não havia mais impurezas nas tubulações.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul Hugo Roger Stamm, explica que, durante a atividade de sopragem, a pressão e a temperatura na caldeira foram elevadas para que vapor fosse gerado, liberado pelas tubulações e direcionado para um filtro e um dispositivo silenciador, que teve como função reduzir os sons produzidos. “Como se tratou de uma atividade complexa e com a possibilidade de que as comunidades do entorno da obra ouvissem sons e/ou visualizassem o vapor eliminado, avisos com as informações sobre a atividade foram repassados com antecedência. Além disso, durante a sopragem, toda a área, no entorno da caldeira e saída de vapor, foi isolada”, detalha Stamm.

Com o sucesso da sopragem, as tubulações que ligam a caldeira até próximo a turbina da UTE Pampa Sul ficam aptas para a realização dos demais testes de preparação da Usina para operação comercial.

Comentários do Facebook