EVENTO TRADICIONAL

Concurso de soberanas e 1º Canto Nativo serão destaques da 9ª Fejupa

Em 2023 integrou a corte de Soberanas da Cidade do Castelo as jovens Taiane (rainha), Brendha (1ª princesa) e Maria Eduarda (2ª princesa). Na foto, junto ao prefeito da cidade, Volnei Oliveira Foto: Arquivo TP

A Festa Julina de Pedras Altas (Fejupa), maior festa do município e que em 2024 acontece em sua 9ª edição, está marcada para os dias 26, 27 e 28 de julho no largo da praça central Joaquina de Assis Brasil, local que será denominado como Largo Municipal Milton da Silva Quadros.

O evento é organizado pelo Departamento de Cultura, que tem a frente a coordenadora karlla dos Santos Mendes, órgão vinculado a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, que tem como secretária Caroline Marques.

A programação oficial do evento já foi divulgada e conta com atrações diversificadas. Ao TP, a coordenadora de Cultura karlla Mendes disse que a expectativa quanto ao evento é a melhor possível, tendo em vista a Fejupa ter iniciado como uma festa junina de escola e hoje ser o maior evento do município. “O crescimento da festa tem sido orgânico e todos os anos o público se renova, ainda que a maior parte seja a população local, cada vez mais conseguimos atingir o restante da região, recebendo muitos visitantes. A cada ano que passa, tanto o prefeito quanto a Coordenadoria de Cultura que cuida da organização, busca diversificar mais o evento, aumentar a qualidade, melhorar as estruturas e estarmos mais preparados que no ano anterior para receber o público e os vendedores que se deslocam até o município para trabalharem nos espaços”, afirmou.

Ela destacou a importância da valorização do público. “Uma das maneiras mais eficientes de melhorar um evento é através do público, e conhecendo o nosso da forma que conhecemos conseguimos montar uma programação que sabemos que irá atender as expectativas e trazer muito público da região para o município, visto que um dos intuitos do evento é também ajudar, economicamente, a comunidade local, enquanto vendedores, donos de espaços de hospedagens, supermercados e muito mais, pelo grande fluxo de pessoas que temos durante os três dias de evento”, disse karlla.

 

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

 

Conforme a coordenadora, os espaços da praça de alimentação serão disponibilizados para concorrência através de edital, onde os interessados poderão se inscrever pelo site da Prefeitura e indicar sua preferência. “São 20 espaços internos a serem vendidos, e cinco externos. Para os contribuintes do município os espaços são gratuitos, e para quem não é inscrito ou é de outro município e tem interesse, terá uma taxa de R$ 300, R$ 500 e outros valores maiores para espaços de venda de produtos exclusivos”, explicou.

 

CONCURSO SOBERANAS

 

Cabe lembrar que a Fejupa foi abrilhantada em 2023 pela presença da Corte de Soberanas, composta pelas jovens Taiane Silveira Cavalheiro (Rainha), Brendha Laner Rosso (1ª Princesa) e Maria Eduarda Soares Marques (2ª Princesa).

Conforme o Executivo, a corte será mantida em 2024 e um novo concurso acontece durante a programação para 2025. As inscrições para o concurso começam nesta sexta-feira (5) e se estendem até o dia 19 de julho, podendo ser feitas de forma presencial na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, ou preencher um formulário divulgado no site da Prefeitura de Pedras Altas.

Segundo karlla, para participar e ser eleita, a candidata deve ser natural e/ou residir no município de Pedras Altas, ter entre 16 e 29 anos em 2024, não estar grávida, não estar respondendo nenhum processo de ordem civil ou criminal e ter disponibilidade para promover os eventos do município de vários segmentos.

O desfile e julgamento das candidatas acontecerá no dia 27, às 18h, durante a 9ª Fejupa e o resultado divulgado no domingo (28), às 19h30. Os jurados irão avaliar postura, beleza, simpatia, desenvoltura e elegância. As escolhidas integrarão a corte 2025, podendo ser prorrogado para a edição de 2026.

 

 

1º CANTO NATIVO

 

Uma grande novidade da edição de 2024 da Fejupa é a realização do 1º Canto Nativo, programado para às 18h de domingo (28). De acordo com karlla, a ideia do momento nativista surgiu através de uma demanda de alguns músicos locais. “Empenhados em manter a tradição no município, alguns músicos nos apresentaram a ideia. A princípio, era para eventos futuros, mas nós como organizadores e pessoas ativas da cultura local encontramos uma maneira e com muito carinho encaixamos esse evento de imediato dentro da 9ª edição da Fejupa”, disse.

Em 2024 o evento será composto por músicos locais que irão fazer apresentação de seus trabalhos. “É uma breve mostra do que está por vir no próximo ano, em que estamos empenhados e comprometidos em aumentar e tornar esse momento nativista um grande evento, com convidados de outras localidades e grandes atrações, buscando manter sempre forte a tradição no município”, adiantou a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

            Uma diversidade de shows integra a 9ª Festa Julina de Pedras Altas, confira:

Sexta-feira (26)

– 20h – abertura da praça de alimentação

– 21h – show talentos da terra

– 22h – show com a banda GDO

– 1h – show com Garotos de Ouro

Sábado (27)

– 16 – abertura da praça de alimentação

– 16h – apresentação artística das escolas

– 17h – show talentos da terra

– 18h – desfile do concurso da 2º edição Soberana da Cidade do Castelo

– 19h – abertura oficial

– 19h30 – show com Julian e Juliano & Só Vanerão (JJSV)

– 23h30 – show com Negão e banda

– 2h30 – show com Sabrina Sandim – Loirinha do Forró

Domingo (28)

– 14h – abertura da praça de alimentação

– 15h- baile dos idosos com o grupo Viroh Vanera (pista liberada a partir de 35 anos)

– 15h – café campeiro

– 18h – 1º Canto Nativista da Cidade do Castelo e mateada

– 19h30 – resultado do concurso Soberana da Cidade do Castelo

– 20h30 – show com Maicon Pereira & banda

– 23h – show com Virou Maniah

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook