APICULTURA

Concurso em Pinheiro Machado avalia potencial e qualidade do seu mel

Eventos que avaliaram a qualidade e pratos realizados com o alimento foram organizados pela Emater/Ascar do município

21 amostras de mel foram avaliadas pelos jurados entre as duas categorias Foto: Fotos: Divulgação Emater

Dois importantes eventos de forma unificada foram realizados pelo escritório municipal da Emater/Ascar de Pinheiro Machado no último dia 16 de maio, o 7º Concurso Municipal de Qualidade do Mel e o 2º Concurso de Gastronomia do Mel.

QUALIDADE

O evento, que avalia a qualidade do mel e que já se consolidou no calendário do município, contou com a participação de 18 apicultores, que submeteram um total de 21 amostras de mel para avaliação. O concurso tem como objetivo incentivar as boas práticas na produção apícola, promover a troca de conhecimentos entre os produtores e destacar a excelência do mel produzido na região.

De acordo com a Emater, as amostras passaram por rigorosa análise de uma banca de jurados especialistas no assunto, composta pelo gerente regional da Emaer e referência na cadeia apícola regional, Ronaldo Maciel, pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na área, Cláudio Schievelbein, e pelo agrônomo e atuante na cadeia apícola, Edenílson Oliveira, que avaliaram critérios como cor, aroma e sabor nas categorias Mel Claro e Mel Escuro.

As premiações foram decididas nos detalhes, por apenas décimos de pontos. Na categoria Mel Claro, Cristiane Baldez conquistou o primeiro lugar e Riete Ferreira levou o troféu de segundo colocado. Na categoria Mel Escuro, o sabor e a qualidade do produto elaborado por Elpídio Silva garantiram o primeiro lugar, seguido por Marga Emília Ribeiro do Pinho, que conquistou o segundo prêmio. Os apicultores premiados garantiram sua participação no Concurso Regional de Qualidade do Mel, que será realizado no próximo dia 30 de maio, no município de São Lourenço do Sul.

“A edição deste ano evidenciou a qualidade do mel de Pinheiro Machado, reconhecido por suas características únicas e pelo compromisso dos apicultores com a sustentabilidade e a preservação ambiental”, afirmou a extensionista rural da Emater Rozana Moraes da Silva.

O evento também promoveu o conhecimento com uma palestra sobre Estratégias para a qualificação da apicultura na região Sul do Estado, com Ronaldo Maciel, gerente regional da Emater.

GASTRONOMIA

Foi retomada, por parte da Emater,a  organização do Concurso de Gastronomia do Mel, o qual teve sua segunda edição, tendo o mel produzido em Pinheiro Machado como ingrediente obrigatório nas receitas.

O evento contou com 16 pratos preparados por 12 concorrentes, os quais foram avaliados por três juradas, a confeiteira famosa no município, que no auge dos seus 91 anos de idade, abrilhantou o evento, Arita Tavares, a médica veterinária e proprietária do Café Quinta dos Açores, Marina Cunha Sinott e pela participante de uma das edições do MasterCheff Brasil, formanda do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em cursos de gastronomia, Genesca Santiago e Souza.

Bolo Doce Mel

 

Cheesecake Favo de Mel

Frango Teriyaki

Conforme a Emater, os participantes surpreenderam com pratos que foram desde carnes com molhos adocicados, os tradicionais bolos de mel, e até sobremesas sofisticadas. A banca julgadora avaliou os pratos segundo critérios como sabor, apresentação, criatividade e uso do mel na composição.

Segundo Rozana Moraes da Silva, a edição deste ano superou expectativas tanto em número de participantes quanto em qualidade das receitas. “Ficamos muito felizes em ver como os participantes locais se dedicaram. O concurso é uma forma de incentivar a cadeia produtiva do mel e também mostrar que temos talentos incríveis no nosso município”, destacou a organizadora do evento.

Ao final do concurso, os melhores pratos foram premiados e os vencedores receberam troféus e brindes oferecidos por parceiros locais como a Associação de Apicultores Pinheirenses (APA), Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi e Sindicato do Trabalhadores Rurais.

Antonella Morini Moraes brilhou ao vencer nas categorias Inovação, com o cheesecake Favo de Mel, e Tradição, com o Bolo Doce Mel, demonstrando criatividade e respeito pelas receitas clássicas. Já na categoria Pratos Salgados, o talento de Rosimere Stafen, com o Frango Teriyaki, foi reconhecido com o primeiro lugar.

Os eventos foram realizados na sede do Sindicato Rural de Pinheiro Machado e contaram com público de 62 pessoas, que, após as premiações, degustaram as receitas em um espaço reservado para confraternização dos participantes.

O extensionista Pablo Tavares Costa destaca que “a realização dos concursos reforça o potencial da apicultura como atividade econômica relevante no município e contribui para a valorização dos produtos locais”.

 

Comentários do Facebook