
Prioridades foram elencadas por grupos Foto: Divulgação
Com o tema estadual “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, aconteceu em Candiota, no início do mês a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Uma palestra foi feita pela assistente social Graça Araujo, que abordou o tema estadual da conferência. O evento, que aconteceu no PTG Combate do Seival, na localidade de Seival, reuniu na maioria do público idosos, para a definição de prioridades a serem elencadas de acordo com os cinco eixos estabelecidos.
Durante os pronunciamentos, a presidente do Conselho de Direito da Pessoa Idosa (COMDEPI) Rosauria Grecco, destacou que o crescimento da população idosa de forma acelerada causa preocupação, pois as políticas públicas, segundo ela, não estão acompanhando, além de mencionar a falta de um profissional especializado na área. “Uma das nossas batalhas é um médico na área do idoso, um geriatra no serviço público. A discussão de hoje nos garante muita coisa, mas se não batalharmos e não nos unirmos nas conferências e grupos, as coisas acabam não acontecendo”, disse ela, agradecendo a presença de todos.
Em sua fala, Graça ressaltou a importância do tema deste ano, dizendo que gostou muito do ambiente. “As pessoas estão acolhidas aqui, e isso é muito importante, receber as pessoas com carinho e dignidade. Parabéns aos organizadores”.
O secretário de Assistência e Inclusão Social de Candiota, Diego Lima começou agradecendo os presentes e os envolvidos na organização do evento. “É a primeira vez que participo da Conferência do Idoso, e será um aprendizado. Vocês podem contar comigo, pois o que estiver ao meu alcance e da Secretaria, vamos fazer. Vamos seguir realizando os passeios, os jogos e todas as atividades para vocês”.
Finalizando as falas, o vice-prefeito Marcelo Gregório ressaltou o comprometimento e o carinho do prefeito Folador com o grupo, dizendo que é muito importante organizar e discutir as políticas públicas, para que possam levar ao Poder Público suas demandas e dificuldades. “Por favor, sempre que precisarem da gente, não hesitem. E esta demanda do geriatra, assumo um compromisso público com vocês de que vamos trabalhar para que tenhamos esse profissional na nossa rede pública”, concluiu, pedindo para que o frei Paulo, presente no evento, abençoasse o local.
Confira no quadro abaixo, as prioridades municipais, estaduais e federais de acordo com cada eixo.
EIXO UM – Financiamento para Ampliação e Garantia dos Direitos Sociais.
Facilitadora: Kátia Duarte; coordenadora: Clarice Menezes; relatora: Graça Araujo
Prioridades município: Aumento da dotação orçamentária; campanha de conscientização e sensibilização para capacitação de recursos do imposto de renda; capacitação dos Conselheiros; criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.
Prioridades Estado: Fortalecimento do Fundo Estadual; criação da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para os Idosos
Prioridades União: Aumento no orçamento da união para estados e municípios.
EIXO DOIS – Fortalecimento de Políticas para proteção à Vida, à Saúde e para o acesso ao cuidado integral da Pessoa Idosa.
Facilitadora: Clarisse Brum; coordenadora: Sonia Vargas; relatora: Oraide Borges
Prioridades município: Contratação de médico geriatra; contratação de Fisioterapeuta especialista em pessoa idosa; acessibilidade
Prioridade Estado: Casa de Acolhimento em Porto Alegre
Prioridade União: Pagamento de BPC a famílias que recebam até um salário mínimo de carteira assinada; Farmácia Básica mais ampla para a pessoa idosa.
EIXO 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
Facilitadora: Cibele Costa; coordenadora: Marta Bassualdo; relatora: Barbara Brião
Prioridades município: Divulgar mais o disc 100 e como fazer as denúncias; atendimento psicológico residencial para quem tem dificuldade de locomoção; Casa de Acolhimento municipal
Prioridades Estado: Fornecer material informativo sobre direitos da Pessoa Idosa
Prioridades União: Aumentar a pena no caso de maus tratos aos idosos; recebimento de um abono de um salário mínimo quando necessitar de acompanhante.
EIXO 4 – Participação Social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
Facilitadora: Tainise Ramos; coordenadora: Elaine Schimitz; redatora: Loreci Grendene
Prioridades município: Banheiro público com acessibilidade; conhecer a cultura de cada pessoa; fortalecimento do Coral Municipal de Idosos; transporte das localidades até o Centro do Idoso; curso básico de informática e mídias sociais
Prioridades Estado: Reunião do CEI descentralizadas, regionais
Prioridades União: Abono de um salário mínimo exclusivo para o idoso que precisa de cuidador
EIXO 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
Facilitador: Rosauria Castaneda; coordenadora: Vera Rijo; relatora: Arlene Raupp
Prioridades município: Capacitação dos conselheiros; conscientização da importância do conselho na comunidade
Prioridades Estado: Reuniões descentralizadas do CEI
Prioridades União: Campanha forte a nível nacional sobre a doação do imposto de renda no fundo do idoso
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO