HISTÓRIAS EM CAMPO

Confraternização, festa, lembranças e futebol marcaram a reinauguração do Campo Tarumã em Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Dois jogos festivos foram realizados para de fato rei­naugurar o campo Foto: J. André TP

Este último domingo foi de muita festa em Candiota. Milhares de candiotenses se aglomera­ram no entorno do complexo esportivo Tarumã, no centro da cidade. De forma inédita, os ônibus do Grêmio e do In­ternacional desfilaram juntos pelas ruas da sede do muni­cípio, realizando, segundo o jornalista colorado Fabiano Baldasso (que esteve no evento), pela primeira vez uma atividade conjunta.

Gente de todas as idades veio para a reinau­guração do Campo Tarumã, que no passado era o centro de encontro da comunidade, especialmente aos domin­gos. Conforme Tailor Lima, em seu livro Candiota – Terra de Riquezas, Lutas e Conquistas (pág. 277), o primeiro time a ocupar o espaço foi o Fortaleza, sendo que em agosto de 1969 surgiu em seu lugar o Atlético Mineiro Futebol Clube. “Assim, o Esporte Clube Fortaleza foi sucedido pelo Atlético Mineiro Futebol Clube, que incorporou o patrimônio ma­terial e o histórico daquele, inclusive o campo de futebol da Tarumã e sua sede”, es­creveu Tailor.

Tailor Lima e o filho Carlos Henrique ao lado do Tarumã, que está rebrotando e dá nome ao lugar Foto: J. André TP

Também presidente da Comissão de Emancipa­ção de Candiota e colorado de carteirinha, Tailor fez questão de levar seu filho menor, Carlos Henrique, de 12 anos, ao campo neste domingo, para rememorar, inclusive, os tempos em que chegou a levantar taças naquele gramado. “Essa rei­nauguração deste local pos­sui uma importância muito grande, porque a história do município está ligada a este campo. Para mim, não só como estudioso e morador de Candiota, mas por ter vivido muitos momentos felizes aqui desde a década de 1970. Isso é uma alegria e uma satisfação imensa”, assinalou.

Equipes do Nacional de Bagé e do Seva fizeram jogo festivo, com Sandro Sotilli marcando o primeiro gol da reinauguração Foto: Victória Ferreira/Especial TP

O evento contou com a participação direta na or­ganização dos consulados colorado e gremista de Can­diota, que juntamente com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, Espor­te e Juventude construíram o consenso da presença da dupla num mesmo evento. “Esta foi uma das condições que estabelecemos, ou seja, que teriam que vir os dois ou não viria nenhum”, destacou o secretário Sérgio Marques.

Para o desportista candiotense Henrique Por­ley, a reinauguração do cam­po lhe trouxe um sentimento nostálgico e de agradeci­mento. “Sou nascido em São Gabriel, mas sou candioten­se de coração. Tudo que sou e tenho está aqui e este local possui muito simbolismo nisso tudo”, destacou.

Sandro Sotilli sendo entrevistado pela rádio Interativa FM Foto: J. André TP

PRESENÇAS Além dos ônibus, dos mascotes Mos­queteiro e Saci, das réplicas das grandes taças conquis­tadas por Grêmio e Inter, da Musa do Inter e da loja Grêmio Mania, também estiveram presentes os ex­-jogadores Cristian (que foi artilheiro nos dois clubes) e o folclórico Sandro Sotilli, que atuou em diversas equi­pes do interior gaúcho e é uma espécie de símbolo do futebol raiz do Gauchão.

Prefeito Adriano deu o pontapé inicial na reinauguração Foto: Victória Ferreira/Especial TP

JOGOS Durante a tarde, dois jogos festivos foram realizados para de fato rei­naugurar o campo. Como artilheiro que sempre foi, vestindo a camisa 9 da So­ciedade Esportiva Vila Air­ton (Seva), Sandro Sotilli fez de pênalti o primeiro gol da reinauguração do espaço, no jogo na categoria Master 60 anos, que terminou empatado em 2 a 2 contra o Nacio­nal de Bagé. “Assim como o Renato (Portallupi) ganhou uma estátua, eu quero uma por ter marcado o primeiro da reinauguração”, brin­cou Sotilli com o prefeito Adriano dos Santos durante a cerimônia de entrega do campo logo após o jogo.

O vereador Guilher­me Barão (PDT), que foi um dos grandes incentivadores para que o campo fosse revitalizado, participou do jogo festivo e que também por muitos anos foi jogador do Atlético Mineiro. “É uma alegria podermos participar deste momento”, disse.

Durante o ato, o vice­-prefeito Gil Deison Perei­ra lembrou os tempos de criança em que vinha com o pai para o local, bem como na juventude como atleta. “Aqui tem muita história. Como meu pai me trazia, hoje minha filha está aqui brincando. De alguma forma estamos conseguindo devol­ver para as nossas crianças aquilo que tínhamos, porque espaços como esse afastam elas das drogas e do crime”, resumiu.

Visivelmente emo­cionado, o prefeito Adriano lembrou durante a cerimônia de reinauguração, o ineditis­mo do desfile conjunto dos dois ônibus da dupla Grenal, fazendo um paralelo, que as diferenças não impedem as pessoas de andarem juntas e que podem se unir pelo bem comum. O prefeito lembrou a retomada do campo Tarumã, de muitas histórias e que aquele momento era muita importante porque o local estava sendo devolvido para a comunidade. “Não fizemos isso por questões políticas ou de governo. Fizemos por uma ansiedade da nossa comunidade de ver um espaço como este revita­lizado e reorganizado. Não fizemos isso para engrande­cer o governo, mas sim para melhorarmos a auto-estima dos candiotenses”, afirmou, fazendo um paralelo com o acidente com a árvore que dá nome ao local, que num pro­cedimento acabou caindo e agora está rebrotando. “Nós vamos cuidá-la, porque são 27 anos de município e mais de 50 desta árvore e eu quero vê-la dando sombra nova­mente por mais 50 anos”, afirmou.

Para finalizar as ati­vidades foi realizado um segundo jogo festivo na categoria Veteranos acima de 35 anos, entre as equipes do Simca e do Seva, com placar de 5 a 0 para o Seva – atual campeão municipal da categoria.

INVESTIMENTO Inicial­mente prevista para rece­ber aporte de uma emenda parlamentar, o complexo esportivo acabou, depois de anos de idas e vindas, sendo concluído com recursos exclusivamente do caixa da Prefeitura de Candiota. Foram aportados R$ 180 mil para na troca de grama, colocação de traves, cerca­mento e demarcação. Além disso, outros R$ 80 mil foram investidos na reforma completa dos vestiários.

Comentários do Facebook