
Cristiane Pereira Gonçalves assumiu a Educação em Hulha Negra Foto: Silvana Antunes TP
Seguindo a série de entrevistas “Especial novos secretários”, o Tribuna do Pampa traz nesta semana entrevista com os secretários e secretárias de Educação, que já estão em preparativos para o retorno do ano letivo no mês de fevereiro.
Em Hulha Negra, há um mês no cargo após ter sido designada para a função pelo atual prefeito Fernando Campani e seu vice André Bexiga, Cristiane Pereira Gonçalves está a frente da Secretaria de Educação e Cultura do município. Ao jornal, a secretária relatou ter recebido a Secretaria de Educação com alguns arquivos físicos e com os encaminhamentos já solicitados formalmente durante o processo de transição de governo e que foi encontrado um estoque inicial de materiais de expediente e limpeza, permitindo o inicio do trabalho com um certo suporte.
PRIMEIRAS AÇÕES
Solicitada pelo jornal a falar sobre as primeiras ações de trabalho na Pasta, Cristiane explica que consistiram em realizar visitas às escolas para obter uma avaliação detalhada das condições estruturais, possibilitando elaborar um relatório abrangente das necessidades urgentes a serem atendidas. “Entre as ações iniciais planejadas, em colaboração com as equipes diretivas e com o apoio fundamental da Secretaria de Obras, destacamos reparos emergenciais como telhados, calhas, instalações elétricas, desentupimentos, retirada de lixo, limpeza do entorno e melhorias nas praças, como o concreto dos brinquedos”.
A secretária também destacou a reabertura da escola Municipal de Ensino Fundamental Colônia Nova Esperança, além de um investimento substancial na educação especial e inclusiva. “Conseguimos incluir mais um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atuar no município, o que, embora não seja o ideal, certamente irá qualificar ainda mais a educação oferecida aos nossos alunos. Também iniciamos uma parceria com uma empresa de consultoria educacional, que estará conosco ao longo de 2025, conduzindo um percurso diagnóstico e formativo durante todo o ano”, destacou.
MUTIRÃO DE LIMPEZA
Já foram anunciadas ações que mostram a equipe trabalhando de forma ativa nas escolas. Questionada pelo TP, a secretária disse que a ação surgiu pela Secretaria ainda não contar com servidores do processo seletivo. “Decidimos realizar mutirões junto às escolas, à comunidade escolar e ao poder público, visando garantir que as condições para o retorno às aulas fossem adequadas. Já realizamos na Escola Colônia Nova Esperança e no Complexo Esportivo da EMEF Monteiro Lobato onde será realizada a etapa municipal do Circuito de Verão SESC, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Para este sábado, dia 1º de fevereiro, o mutirão será na Escola Auta Gomes e no dia 8 na Monteiro Lobato”, relatou.
OUTRAS AÇÕES
Cristiane também destacou outras ações iniciais. “Iniciamos o processo de manutenção dos transportes escolares com as empresas autorizadas para realizar um diagnóstico detalhado e assegurar a segurança para o início do ano letivo. Estamos lidando com demandas urgentes, como as licitações para merenda escolar, transporte escolar e dedetização, que são essenciais para o funcionamento do ano letivo. Também ajustamos o calendário escolar, que foi alterado de 10 para 17 de fevereiro, proporcionando uma margem de segurança para garantir um retorno tranquilo às aulas. Por fim, realizamos o processo seletivo para contratação de profissionais da educação, com uma ampla participação de aproximadamente 380 inscritos, com a possibilidade de se inscreverem em até dois cargos, o que aumentou as oportunidades de emprego.”, expôs a secretária.
PRIORIDADES
O TP perguntou a nova secretária quais serão as prioridades de trabalho em sua gestão. Ela detalhou: “Melhorar as condições de trabalho para os profissionais da educação; fomentar a prática de esportes e cultura nas escolas; construir uma proposta pedagógica alinhada à realidade do nosso município; facilitar o acesso à educação, visando melhorar a qualidade e o rendimento dos alunos; valorizar e ampliar a educação infantil, cumprindo a legislação, mas também reconhecendo a importância fundamental dessa etapa para a formação dos nossos estudantes; fomentar a educação inclusiva, proporcionando maior visibilidade e base sólida para processos inclusivos eficazes”.
MÉDIO E LONGO PRAZO
Acerca de projetos a serem implantados no município, Cristiane fala em criação de uma educação mais vivencial com projetos de esporte, cultura e lazer educacional. “Queremos que nossas escolas se tornem mais atrativas e acolhedoras para as crianças e jovens, proporcionando também espaços de diálogo onde eles possam propor seus próprios projetos”, manifestou acrescentando que a “marca da nossa gestão será a promoção da democracia na gestão escolar, e para o ano de 2026, temos o compromisso de eleger as equipes gestoras de forma democrática, diretamente pela comunidade escolar”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO