CONQUISTA

Cooperativa de Candiota é a primeira a implantar o PAA no município

Coopampa ficou em terceiro lugar entre as mais de 80 Cooperativas

Cooperativa já realizou a primeira reunião na comunidade Santa Marta Foto: Divulgação TP

Nesta semana, o presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária do Pampa Gaúcho (Coopampa) de Candiota, Márcio Rogerio dos Santos, entrou em contato com a equipe do Tribuna do Pampa para contar a conquista da Cooperativa que agora está participando do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, sendo a terceira colocada entre mais de 80 participantes.

Segundo Márcio, a Coopampa será a primeira cooperativa a implantar o PAA no município, anunciando que a primeira reunião já foi realizada na comunidade Santa Marta. No total, 14 produtores farão parte do projeto. “A Coompampa desde a sua criação vem trabalhando a diversificação do emprego e renda, e focando sempre em diversificar a produção dos nossos produtores”, falou o presidente, informando que o valor total do projeto é de mais de R$179 mil, sendo uma média de R$12 mil e 800 por produtor. “A pontuação total do nosso grupo foi 11, sendo que o máximo era 15. Também temos o percentual de mulheres no projeto, que chega a 78,57%”, explicou o presidente, ressaltando que a participação de mulheres era um dos principais critérios de avaliação.

 

PRODUTOS

 

De acordo com Márcio, a Coopampa já tem a lista dos produtos que serão plantados ainda neste ano, para a realização da colheita em 2024.

Entre os 29 produtos estão a abobora Itália, mogango, moranga e abobrinha menina brasileira. Aipim com casca, alface, alho, batata doce, cebola, cenoura, laranja, melancia, melão, tangerina, tomate, entre outros.

 

PAA

 

Segundo informações do site Gov.br, o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) que foi criado em 2003, tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

“Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino”.
A execução do programa pode ser feita por meio de seis modalidades, sendo a Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes.

O PAA vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e é uma das ações do Governo Federal.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

Ao falar sobre os próximos passos a serem seguidos, Márcio informou que será a abertura de conta no Cresol, para o recebimento do valor e encaminhamento das contas dos cooperados. Além disso, o grupo também pretende realizar uma reunião juntamente com o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador,  principalmente para o apoio no espaço de concentração dos produtos, já que alguns deles necessitam de câmara fria, como a uva por exemplo.

“Estamos muito contentes mesmo, isso só demonstrou a seriedade do trabalho que viemos desenvolvendo”, finalizou.

Comentários do Facebook