EMPREENDEDORISMO

Cooperativa de Candiota recebe encomenda de 100 bolsas para a Semana do Bebê

 

Curso foi feito com carga-horária de 32 horas em quatro dias Foto: Divulgação TP

Na última sexta-feira (20), a Cooperativa A União Faz A Força, localizada na comunidade histórica de Seival, em Candiota, concluiu o curso de costura oferecido gratuitamente para 11 mulheres inscritas e moradoras da localidade. Na oportunidade, o grupo já recebeu a encomenda de 100 bolsas que serão distribuídas durante a Semana do Bebê no município, que deve acontecer em breve, de acordo com informações.

A capacitação, que teve a carga horária de 32 horas em quatro dias, foi ministrada pela professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Maebe Radtka, e de acordo com a atual presidente da Cooperativa, Onice Pereira, este é o terceiro curso que sua gestão oferece, mas é o primeiro na área da costura.

 

BOLSAS

 

Em sua fala, Onice explicou que a encomenda das bolsas surgiu por meio da secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, Hulda Alves. “Eu convidei a Hulda para uma reunião, para que ela pudesse conhecer a Cooperativa e as integrantes. Ela disse que iria nos ajudar, para que o grupo começasse a ter êxito e para que as mulheres tivessem geração de renda”, disse a presidente.

Onice também falou que esta não é a primeira vez que o grupo recebe encomenda de bolsas para a Semana do Bebê, informando que neste ano, a entrega será feita no próximo dia 20. “Muitas dessas pessoas, em função da pandemia, perderam seus empregos, e a Cooperativa também ficou fechada neste período. Mas desde o dia em que assumimos, começamos a correr atrás de pessoas para trabalharem conosco, lembrando que nem todas são sócias”, citou, fazendo menção as 11 participantes desta capacitação. “O espaço da Cooperativa já é equipado com máquinas, e o nosso objetivo atual é buscar mais trabalhos para que essas mulheres tenham complementação na sua renda”.

 

CURSO

Na foto, Onice e Maebe com as alunas e alguns materiais confeccionados Foto: Divulgação TP

A professora Maebe, informou que dá aulas há aproximadamente 10 anos, mas para o Senar faz pouco tempo, estando a primeira vez em Candiota. Ao ser questionada sobre o ensinamento que as participantes aprenderam durante o curso, ela explicou que foi a Introdução à Costura e Transformação de Peças do Vestuário.

Durante os quatro dias de aula, as mulheres confeccionaram carteiras e bolsinhas, para aprenderem as técnicas de costura reta e costura curva, e também fizeram a colocação de ziper, velcro, e forro. Além disso, a regulagem, limpeza e cuidados com as máquinas também foi ensinado. “Em um dos dias de curso, transformamos calças jeans em mochilas”, ressaltou Maebe.

Uma das participantes, Deise Dias, disse que a turma aprendeu muitas técnicas durante os dias, e que algumas coisas que pareciam difíceis, como o manuseio das máquinas, se tornou fácil por ter a ajuda e paciência da professora. “Eu já tinha feito curso pelo Senar e é muito bom, com instrutores que sabem passar o ensinamento com paciência e muito diálogo”, ressaltou Deise, dizendo que espera ter mais oportunidades como esta em Seival, destacando o bom espaço e os equipamentos de qualidade que a Cooperativa oferece.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook