ESPECIAL DIA DO COLONO E MOTORISTA

Coptil completa 32 anos de atuação em 2021 na região

Unidade da Coptil está localizada no assentamento Conquista da Fronteira Foto: Divulgação TP

Fundada em 5 de novembro de 1989, a Cooperativa de Produção e Trabalho Integração Ltda, a Coptil, está completando 32 anos em 2021. Atualmente, conta com 358 cooperados nos municípios de Hulha Negra, Candiota, Acegua e Bagé, atuando na captação e comercialização de leite com mais de 200 produtores.

Ao Tribuna do Pampa, o presidente da Coptil, Emerson Capelesso, lembrou que a cooperativa possui uma unidade de recebimento, secagem e armazenagem de grão com recebimento de soja, milho, trigo e aveia, além de um viveiro de produção de mudas nativas e exóticas – capacidade de 200 mil mudas. “Ao longo dos anos produzimos mudas para diversos projetos de recuperação ambiental da região como para o projeto da CGTEE e UTE Pampa Sul. O viveiro também realizou o trabalho de resgate de germoplasma da UTE Pampa Sul”, destacou.

Quanto às unidades, Capelesso destaca que a Coptil possui dois mercados com agropecuárias em Hulha Negra e uma agropecuária em Candiota, uma unidade de extração de mel, uma agroindústria de processamento vegetal e um setor de logística formado por 10 caminhões para atender a demanda dos cooperados. “O trabalho da cooperativa é com foco na diversificação da produção, na geração de renda e na qualificação dos processos, desde a unidade de produção ate a parte de comercialização com objetivos na melhoria dos resultados, gerando mais renda as famílias, viabilização dos negócios e preservação do meio ambiente”, ressalta.

Capelesso, que na diretoria conta com o tesoureiro Elton Seghetto e como secretária Simone Fischer, frisa que no âmbito da produção a Coptil adota um conjunto de tecnologias de baixo impacto ambiental com tecnologias de transição agroecológica e manejo natural e biológico, a fim de melhorar a produção e preservar o meio ambiente e a saúde de seus cooperados, atuando também no fomento da produção e desenvolvendo um trabalho de assistência técnica a seus produtores.

Solicitado a fazer uma avaliação sobre os 32 anos de atuação, o presidente diz que a Coptil está crescendo quanto à organização, faturamento e diversificação das atividades produtivas e econômicas ao longo dos anos, sempre de forma cautelosa e com foco em construir alternativas para as famílias na geração de renda. “A Coptil vem cada vez mais se consolidando como uma cooperativa referência e agregando novos cooperados nas diversas áreas de atuação. O crescimento é constante dentro do planejamento e capacidade operacional e gerencial da cooperativa, para que os avanços não gerem retrocessos. O crescimento vem acontecendo dentro do planejado e obtendo os resultados esperados”, finalizou Capelesso.

Comentários do Facebook