FUTURO REGIONAL

Corede Campanha debate o desenvolvimento regional em agenda nos municípios

Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED Campanha) será detalhado nos encontros

No Corede Campanha, o início do ano de 2023, foi marcado pelo envio dos projetos aprovados na Consulta Popular para a execução pelos municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul e Hulha Negra.

O município de Caçapava encaminhou o projeto Rotas das águas e cascatas da Campanha – Cascata do Salso, que foi aprovado como projeto regional na Consulta Popular 2020/2021. Já a ponte de Lavras do Sul foi aprovado como projeto regional na Consulta Popular 2022/2023 e a sinalização turística, comunicação e lançamento de roteiro turístico, foram aprovados na Consulta Popular de 2022/2023 pelos municípios de Hulha Negra e Lavras do Sul.

A ex-reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Quintana, que preside o Corede Campanha reforça sobre a importância dos projetos para o desenvolvimento da região. “O Corede Campanha, desde a sua origem, em meados dos anos 1990, teve na sua essência a articulação entre a sociedade civil organizada, os setores produtivos, o governo e as instituições de ensino e pesquisa, em prol do desenvolvimento”, reforça ela.

MAPA DO TURISMO – Ainda, durante o mês de março, as equipes dos municípios se dedicaram na atualização do Mapa do Turismo. Os dados foram inseridos até o dia 28 de março e os municípios já estão aprovados, aguardando a publicação final do Mapa. Ao fazer parte do Mapa do Turismo, o município e os empreendimentos têm maior chance de receber recursos para investimentos em infraestrutura turística e sinalização.

Os municípios que permanecem no Mapa da Região Turística do Pampa Gaúcho e que fazem parte do Corede Campanha são: Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
A empresária Clori Giordani Peruzzo, atual presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), ressalta o trabalho dos municípios e defende que, somente pela colaboração de todos os envolvidos, o turismo da região se desenvolverá cada vez mais.

PED – Neste mês de abril, outros projetos serão trabalhados pela equipe do Corede Campanha e pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). Um deles é a revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Corede Campanha (PED Campanha), que está na fase de priorização dos projetos para o período de 2022-2030.

O vice-presidente do Corede, Fábio Pintos, afirma que, com as constantes mudanças, é essencial refletir sobre as ações do passado e organizar uma carteira de projetos viáveis e de resultados concretos. Para isso, acontecem, ainda em abril, reuniões nos municípios, para tratar da revisão do PED Campanha 2022-2030 (veja calendário no quadro), com os seguintes assuntos: revisão dos indicadores (síntese), revisão das diretrizes estratégicas e apresentação e priorização dos projetos.

OUTROS PROJETOS – Outra pauta é tratar da implementação de dois projetos aprovados no Edital Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) 008/2022: Pró-Corede Campanha, dentre eles o Arranjo Produtivo Local (APL) Lã Ovina e a Incubadora Tecnologias Sociais.

O projeto apoio para a implementação do APL, da cadeia da Lã Ovina, proposto pela prela professora-doutora Elisabeth e que conta com o apoio do Grupo de Trabalho Lã Gaúcha. O GT é formado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Urcamp, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Emater, Fundação Bradesco, entre outras, designers e profissionais que atuam em diferentes frentes em prol do desenvolvimento da cadeia da lã ovina.

Já o projeto da implementação da Incubadora de Tecnologias Sociais do Corede Campanha é aguardado na região, pois irá promover a criação de novos empreendimentos. Lia Quintana destaca que a iniciativa estava prevista no PED Campanha 2015-2030 e que, com os recursos das bolsas, será implementada em 2023. Cada projeto aprovado recebeu 2 bolsas no valor de R$ 1 mil por um período de 12 meses. Esse é o resultado da Consulta Popular de 2020, que aprovou recursos para a implementação de projetos regionais. O propósito foi o de promover a tecnologia e a inovação em benefício da região da Campanha, aprovado pela sociedade dos municípios de Aceguá e Lavras do Sul.

 

AGENDA DE REUNIÕES

Lavras do Sul
Dia 17 de abril, às 9h, na Câmara
Bagé
Dia19 de abril, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura
Candiota
Dia 24 de abril, às 14h, na Câmara
Hulha Negra
Dia 26 de abril, às 9h, na Câmara
Dom Pedrito
Dia 26 de abril, às 14h, em local à definir
Caçapava do Sul
Dia 27 de abril, às 9h30, na Câmara

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook