MOMENTO DE FÉ

Corpus Christi é celebrado com ações solidárias em Candiota e Hulha Negra

Em Candiota, igreja lotada para a celebração Foto: Fotos: Divulgação TP

Missas lotadas e muitas doações. Desta forma aconteceu a celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (30) nos municípios de Candiota, na paróquia Sagrado Coração de Jesus e em Hulha Negra, na paróquia São José.

Além dos tradicionais tapetes alusivos a data, montados dentro das paróquias e áreas externas, como no caso de Candiota onde a igreja está localizada junto a praça Dario Lassance, além da fé, foram vivenciados momentos solidários. Fieis levaram doações de alimentos e agasalhos para, posteriormente serem enviados as famílias do Rio Grande do Sul atingidas pelas enchentes.

Frei Tiago fez a celebração em Candiota

Ao jornal, o frei Tiago Frey, que conduziu a missa em Candiota, disse que a celebração foi muito positiva, divina. “Vemos na beleza dos tapetes montados com a serragem a beleza do próprio Deus. Acessamos a Deus contemplando a beleza daquilo que os tapetes de Corpus Christhi querem transmitir a cada um de nós. Por meio dos tapetes, que também expressam a caridade e a solidariedade, ajudaremos as vítimas das enchentes. Assim, as mesmas mãos que se levantam ao alto para rezar, se estendem para os lados para ajudar os irmãos e irmãs”, manifestou o frei, que também expressou gratidão a “todas as pessoas e lideranças de nossas comunidades, turmas de catequese pela cooperação na confecção dos tapetes.”

Em Hulha Negra, além da missa, uma procissão na área central da cidade também marcou a data. Esteve a frente da paróquia, frei Paulo Müller.

Nos tapetes, registrada a intenção e pedido de ajuda ao Rio Grande do Sul

 

Em Hulha Negra, frei Paulo conduzindo o Santíssimo

CORPUS CHRISTI

Significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

Não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal comoponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo ou pároco da igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por fieis.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Comentários do Facebook