RELIGIÃO

Corpus Christi será celebrado através de missa online

Missa será realizada pelas redes sociais às 18h do dia 11 de junho Foto: Divulgação TP

Considerada uma das festas mais importantes da igreja Católica, Corpus Christi, expressão do latim que significa “Corpo de Cristo” e que neste ano ocorre nesta quinta-feira (11), terá uma celebração diferenciada.

Em razão da pandemia do novo coronavírus que proíbe aglomerações e atividades de grupo nas ruas, o evento que celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo, não contará com a confecção dos tradicionais tapetes e procissão.

Segundo o frei Tiago Frey, que ao lado de frei Rinaldo Eberle, responde pelas paróquias São José, em Hulha Negra, e Sagrado Coração de Jesus, em Candiota, a data será lembrada apenas por meio de uma missa celebrada pelas redes sociais. Ele explica que a partir das 18h do dia 11, a comunidade pode acompanhar a celebração através da página no Facebook da paróquia Sagrado Coração de Jesus (www.facebook.com/paroquiasagradocoracaocandiota/).

Frei Tiago convida a comunidade a montar o próprio altar para acompanhar a missa. “Em casa, as pessoas de maneira isolada, podem fazer seu altar com uma vela, os santos, a cruz. No dia, podem postar nas redes sociais estes altares que terão em casa, que são símbolos da fé”, manifesta o religioso, acrescentando que “o tempo que vivemos é um verdadeiro momento de encontro com Deus. Que Ele nos ilumine e proteja. E que sejamos tocados no nosso coração para sermos instrumentos da compreensão, instrumentos da paz, instrumentos do cuidado da nossa vida e da vida das pessoas da nossa cidade”.

COMEMORAÇÃO – A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século 13, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

NO BRASIL – A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo. Na grande maioria dos municípios, avenidas ficam coloridas após a confecção de tapetes feitos com serragens, alimentos e diversos tipos de objetos. Alguns municípios também aproveitam a confecção dos tapetes para arrecadação de agasalhos para as famílias mais carentes.

 

Comentários do Facebook