ABASTECIMENTO

Corsan de Pinheiro Machado investiga causas de coloração da água em algumas residências

Gerente esteve na Câmara esta semana e afirmou que ainda não se sabe os motivos

Gegê disse que ainda não encontrou resposta para explicar o problema da coloração da água Foto: Gislene Farion/Especial TP

Nesta terça-feira (21), o gerente da Corsan, Jeferson Iribarrem de Oliveira, o Gegê, esteve na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado durante a sessão ordinária. Há alguns dias, conforme registros de moradores nas redes sociais, a água está apresentando coloração terrosa e não há como consumi-la. Também há informações de casos de pessoas com problemas intestinais devido ao consumo dessa água.
Na oportunidade, o representante da empresa se colocou à disposição para responder questionamentos dos vereadores e disse que a situação nunca havia acontecido antes, já estando ele e sua equipe trabalhando incessantemente para resolver o problema. Ele citou ainda a importância da população informar diretamente a Corsan sobre os ocorridos através de Ordem de Serviço pelo telefone 0800-646-6444 para que possam verificar cada caso.

TRATAMENTO – A vereadora Magda Afonso (PDT) comentou que esteve nesta semana na Corsan para conhecer as etapas do tratamento da água e que foi muito bem recebida. Ainda conforme relatou, ficou conhecendo os procedimentos que a equipe realiza até que a água chegue nas torneiras das residências dos pinheirenses. Segundo explicou Gegê, todas as etapas do processo passam por análise rigorosa de qualidade: água bruta, colocação de sulfato de alumínio para limpeza, decantação, filtragem e água tratada.

ESTRANHEZA – Para a vice-presidente do Legislativo, Laura Ratto (MDB), a atual situação de se deparar com água escura saindo das torneiras gera muita estranheza. “Estive na Delegacia outro dia durante resgate de um cachorro e quando abrimos a torneira a água saiu marrom, foram quase seis potes de água colocados fora e nada da cor normalizar. Coisa que na minha casa nunca chegou a acontecer. Em locais bem próximos da Delegacia estava tudo normal e em nenhum desses lugares se utilizava caixa d’água, então não era mesmo essa questão porque uma estava boa e outra não, não se pode justificar como sendo esse o problema”, alertou. Durante sua fala inicial, o gerente da empresa chegou a pontuar sobre a necessidade da população fazer a sua parte em relação à limpeza das caixas d’água, alegando que esse pode ser um fator que influencie em casos como esse.

RESSARCIMENTO – O presidente do Legislativo, Cássio Garcia (Progressistas), questionou o gerente sobre a possibilidade da população ser ressarcida diante dos gastos sem poder consumir essa água. “Muito se recomenda que deixe a torneira aberta um pouco até que a coloração da água esteja normalizada, mas aí entra a questão do consumidor, que também coloca água fora e está gastando, será que a Corsan tem como reembolsar esse custo?”, solicitou. Gegê disse que levará o questionamento até os superiores e prometeu dar retorno via ofício tão logo seja respondido.

MOBILIZAÇÃO – Questionado sobre o que está de fato sendo feito para solucionar o problema que tem sido recorrente nos últimos dias, ele disse que a equipe toda está mobilizada para resolver o mais rápido possível. “Faz uns 4 ou 5 dias que estamos trabalhando nisso. A equipe técnica da regional está aqui prestando todo o apoio para descobrir o que está acontecendo, mas ainda não sabemos o motivo da água estar apresentando essa coloração”, disse. Conforme explicou Gegê, há uma preocupação muito grande por ainda não ter conseguido dar uma resposta aos consumidores. “O mais preocupado nessa situação toda sou eu, o que mais está buscando a solução desse problema sou eu, podem ter certeza disso. A gente sabe que trabalha com saúde pública, temos que ter um controle rigoroso em relação à água e estamos trabalhando para solucionar. Seguimos sempre à disposição da comunidade para esclarecer as dúvidas de todos e ficamos felizes quando nos procuram com interesse de entender melhor o que fazemos”, disse.

Comentários do Facebook