
Visando melhorar o problema de pressão, uma nova abertura foi feita na caixa d’água Foto: Divulgação TP
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) concluiu, na última semana, uma importante obra na unidade de Pinheiro Machado. Essa informação foi repassada pelo gestor, Alex Oliveira, que recebeu a reportagem do Tribuna do Pampa para falar sobre os serviços prestados pela empresa.
Segundo ele, a redução de pressão no abastecimento foi identificada em algumas regiões logo após longos períodos de chuva e a equipe já vinha há um longo tempo trabalhando para tentar suprir essa necessidade. “Com essa obra nós conseguimos resolver um problema histórico no município. Depois de uma semana de chuvas, logo no primeiro dia bom, havia uma deficiência em atender toda a demanda devido ao alto consumo. Isso acontecia em algumas regiões específicas e em períodos e horários bem pontuais – quando as pessoas podiam lavar roupas e limpar suas casas, por exemplo”.
Ainda conforme Alex, só foi possível pontuar de maneira mais específica os locais com maiores problemas graças às informações repassadas pelos próprios clientes. “Por isso é importante que as pessoas entrem em contato com a Corsan quando o serviço foge da sua normalidade. Nós tínhamos água para ofertar o abastecimento de modo normal, o problema é que até agora essa caixa contava apenas com uma saída. Com essa intervenção, que mobilizou toda a nossa equipe e o corpo técnico da regional, conseguimos duplicar a saída de água e garantir melhorias no atendimento”, disse Alex.
Questionado sobre as principais áreas que sofriam com o problema identificado, o gestor relatou que o centro da cidade, o bairro Promorar e as moradias próximas ao cemitério eram as mais prejudicadas. “Eu mesmo fui na casa de um cliente que não conseguia tomar banho naquele horário do meio-dia, porque não tinha pressão lá. Conseguimos identificar que eram locais bem específicos porque na rua ao lado a água chegava com força e então, depois da obra, o serviço foi normalizado”, comemorou.

Alex Oliveira, gestor da unidade pinheirense, recebeu a reportagem do TP Foto: Gislene Farion TP
RECLAMAÇÕES – Apesar de ser uma obra extremamente positiva para a população, a intervenção realizada pela Corsan gerou, mais uma vez, uma série de críticas nas redes sociais. A interrupção da via urbana e a recolocação do calçamento foram os principais alvos de críticas na área próxima à unidade pinheirense.
Instigado a falar sobre o caso, Alex desmentiu comentários de que se tratava de uma obra específica da Corsan para o novo loteamento da cidade e disse que eram dois trabalhos distintos. “Deu o acaso de que no mesmo período a Corsan e o pessoal do loteamento estavam em obras. No caso deles, o loteador apresentou o projeto para nós, a Corsan determinou o ponto que ele precisaria pegar como tomada de água e a responsabilidade deles era puxar toda a rede a partir dali. Foi na mesma esquina da nossa unidade, por isso gerou toda aquela confusão. A Corsan fiscalizou o trabalho e eles executaram, inclusive o de repavimentação que ainda não foi concluído totalmente”, esclareceu.
O transtorno que o profissional se referiu foi o caso de um ônibus, que transportava pacientes atendidos no Hospital de Pinheiro Machado, e que acabou atolando naquela região onde ocorriam as obras. Para a reportagem, o gestor comentou ainda sobre as dificuldades em manter as áreas sinalizadas durante todo o período. “Tomamos todos os devidos cuidados, com a colocação de cavaletes e todo o material necessário para que tenham cuidado ao trafegar naquela área, mas não conseguimos vigiar todo o tempo e muitas vezes os pontos são alterados ou ainda retirados dos locais, gerando esses problemas como o caso do ônibus”, lamentou Alex.
EMPRESA TERCEIRIZADA – Sobre a repavimentação após os serviços por parte da Corsan serem concluídos, ele disse que a responsabilidade é de uma empresa terceirizada e que a equipe local fiscaliza até que esteja em boas condições para retomar o tráfego na área. “Depois de fazer a intervenção na rua, a Corsan precisa esperar um tempo para compactar o material porque seria muita irresponsabilidade nossa já repavimentar no mesmo dia de conclusão. Naquela rua existe muito fluxo de ônibus e só o peso deles já ajuda a ceder, isso quer dizer que se já tivéssemos chamado a terceirizada tão logo houve a conclusão do trabalho era certo que teríamos que refazer todo o serviço e isso é dinheiro público que seria desperdiçado”, disse. Ainda segundo o gestor, a repavimentação após a abertura da segunda saída de água na caixa já foi realizada.

Uma empresa terceirizada, sob fiscalização da Corsan, faz a repavimentação da área Foto: Divulgação TP
De acordo com Alex, há o entendimento de que todos os trabalhos nas vias urbanas por parte da Corsan geram um período de desordem para a população, mas lembrou que é um tempo necessário para que melhores serviços sejam disponibilizados. “Não existe a possibilidade de fazermos uma obra sem mexer no calçamento e nós precisamos respeitar também as regras da empresa. Não somos nós de Pinheiro Machado que determinamos, nós cumprimos prazos e orientações para que tudo seja feito da melhor maneira possível e no menor tempo para que a população seja beneficiada com mais qualidade de serviço de abastecimento”, finalizou.
CANAIS DE RELACIONAMENTO – Conforme comentou o gestor, a Corsan tem investido em canais de relacionamento para economizar tempo, tirar dúvidas e solucionar problemas dos clientes. Entre os destaques, o aplicativo Corsan (disponível para Android e iOS) conta com serviços para pessoa física e jurídica – com emissão da 2ª via e demais utilidades. “Para isso, é importante que mantenham seus cadastros com o número de telefone atualizado, assim também é possível receber SMS sobre horários de desabastecimento já programados na unidade para obras de melhorias”, disse Alex.