SAÚDE E EDUCAÇÃO

CRA de Candiota completa 25 anos de atuação

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta e psicopedagoga são alguns dos profissionais que atendem em Candiota Foto: Léo Nunes/Especial TP

Inaugurado em 1994, o Cen­tro de Reabilitação e Apoio (CRA) de Candiota, é um espaço funcional que mostra que a dedicação e o trabalho dá certo. O espaço, localizado na Vila Operária, é voltado principalmente para crianças com algum tipo de necessida­de especial e conta com aten­dimentos de Fonoaudióloga, Psicóloga, Fisioterapeuta, Psicopedagoga, Educadora Especial, Arte Educadora, Psicomotricista, além de dois professores que auxiliam no apoio Pedagógico.

Alunos possuem atendimentos especiais Foto: Léo Nunes/Especial TP

Neste mês, o CRA está completando 25 anos de atuação na cidade e conforme a diretora Fabiana Viero que coordena a direção do CRA desde 2010, hoje, o Centro de Reabilitação e Apoio atende mais de 90 Crianças de di­ferentes idades. “O trabalho desenvolvido não é somente com crianças que possuem alguma deficiência física/mental, mas também com aquelas crianças que possuem dificuldades nas escolas, seja na linguagem, na questão emocional, psicológica, pe­dagógica, em que as escolas fazem o encaminhamento para ser feita a avaliação e atendimento dos profissio­nais”, relatou.

Para melhor atender o seu público, a equipe busca sempre se atualizar dentro de áreas de abrangência do Centro. Neste mês, a equipe do Centro participou de um Seminário sobre Transtorno do Aspecto Autista (TEA) com o tema “Olhares e Re­flexões” na cidade de Bagé.

Centro de Reabilitação conta com especialistas para o atendimento de mais de 90 crianças cadastradas Foto: Léo Nunes/Especial TP

O CRA recebe inves­timentos seguidamente, re­centemente o Centro recebeu quatro ares-condicionados por meio do Plano de Ações Articuladas-PAR. Para o TP, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, falou sobre a representatividade do CRA para o município. “A visão do Executivo quanto a importância do CRA é bem claro hoje para nós. Vários municípios tem uma outra ferramenta para atendimento de crianças especiais, mas Candiota só tem o CRA. Hoje ele atende mais de 90 crianças especiais como uma política de governo, ligada a Saúde e Educação. O CRA é impor­tante, pois para uma cidade do nosso porte, em razão do número de atendimentos, sem essa estrutura teríamos que encaminhar esses alunos para outras cidades para ter essas especialidades. Hoje com o CRA, conseguimos atender alunos com especia­listas e professores, o que é de suma importância para o atendimento daqueles que tem déficit de aprendizagem nas escolas. Para nós, é um centro muito importante”, manifestou Adriano.

Comentários do Facebook