Há algumas semanas as atividades dos grupos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Hulha Negra passaram a ser realizadas em um novo espaço, o Complexo Ramon. Localizado anexo ao prédio do Cras por meio de uma ligação entre os prédios, a ampla estrutura conta com salão, banheiros e cozinha, o que permite a realização de eventos diversos.
A reportagem do TP visitou o local nesta semana e em entrevista a secretária de Assistência Social, Elizete Brasil, a Maninha, ressaltou a importância do prédio. “O espaço físico do Cras já não suportava algumas atividades e o número de pessoas. Agora este novo espaço permite, inclusive, que os projetos e oficinas contemplem um maior número de participantes”, afirma a secretária.
Questionada pela utilização do espaço, visto Hulha Negra possuir um ginásio municipal já alugado, a secretária informou que o complexo permite que o município esteja dentro do que dita a legislação. “Quando algum projeto não podia ser desenvolvido no Cras, utilizávamos o ginásio municipal ou o Carochão, mas as determinações legais do Ministério do Desenvolvimento Social dizem que os projetos devem ser desenvolvidos junto ao Cras. Agora também é possível conseguir que qualquer atividade seja realizada em razão do amplo espaço e em dia escolhido, o que antes nem sempre era possível”, explicou Elizete, ressaltando que agora é possível que a comunidade se sinta mais acolhida.
No complexo já são desenvolvidos os projetos Arte e Movimento, Esporte para a Vida (aeróbica para mulheres e idosos) que estavam com espaço reduzido, não comportando as 50 mulheres inscritas, Banda Municipal, Percussão e Capoeira. Conforme a secretária, atualmente mais de 300 pessoas, entre adultos e crianças participam dos projetos, mais um dos motivos que levou a expansão da área do Cras. O local também abrigará outros eventos, tais como palestras, apresentações e cursos de artesanato.
NOVOS INTERESSADOS – Novas inscrições para participação nos projetos estão sendo aceitas. Conforme explicou a secretária Maninha ao TP, interessados devem comparecer ao Cras e fazer o Cadastro Único (CadÚnico) para ter acesso ao Número de Inscrição Social (NIS) pelo Bolsa Família para aqueles que possuem renda de até três salários mínimos. “Alguns casos não possuem número do NIS por não se encaixarem no Bolsa Família, mas se comprovada necessidade, também terá acesso aos projetos. Também há algumas exceções pelo fato de muita atividade não ser ofertada de forma particular no município, o que dificulta a comunidade de deslocar para outro município”, relata.
DIA DO IDOSO – Em comemoração ao Dia do Idoso foi elaborada uma programação especial para esta sexta-feira (19). A partir das 9h, no Complexo Ramon, ocorrerá uma gincana com os grupos de Idosos da Trigolândia, Conquista da Fronteira e da sede da Hulha, seguida de uma palestra motivacional com as psicólogas do Cras e um almoço de confraternização. Para a parte da tarde está programada outra atividade com as psicólogas e um Baile da Terceira Idade, animado com convidados especiais. Foi convidado o grupo de Idosos de Bagé.
DIA DAS CRIANÇAS – No Centro de Referência da Assistência Social o Dia das Crianças será comemorado no final do mês. Está agendada para o dia 27 de outubro, uma festa para os pequenos, também no Complexo Ramon a partir das 14h. Entre as atrações estão brinquedos infláveis, cama elástica, picolé, cachorro-quente, refrigerante e apresentações artísticas. Conforme a secretária, o evento é aberto à comunidade, basta comparecer ao ginásio do complexo.