MAUS-TRATOS

Crueldade com equinos choca comunidade de Candiota

Equipe da Secretaria de Agropecuária visitou o jornal para explicar oficialmente o que havia ocorrido

Animais já estão recebendo os devidos cuidados Foto: Divulgação TP

Um cenário atípico assustou a população da sede de Candiota, principalmente, do núcleo habitacional Viver Melhor, no início da manhã desta sexta-feira (23). Quatro animais equinos foram encontrados com cortes na região do abdômen em via pública, sendo que um deles já estava morto. No mesmo período, outros dois animais foram localizados próximos ao ginásio municipal com o mesmo tipo de lesão. Os ferimentos indicam terem sido feito, possivelmente, por faca.

Ao Tribuna do Pampa, o secretário de Agropecuária de Candiota, Anderson Teixeira, o Gariba, e o veterinário Afonso Campos, o Xirú, relataram que logo pela manhã foram comunicados do fato, momento em que se deslocaram para prestar atendimento clínico. “O animal que já estava morto foi recolhido e enterrado conforme procedimento adequado. Já os demais receberam atendimento antibioterápico (tratamento clínico com uso de antibióticos), e seguem em acompanhamento pela equipe, pois dois deles estão com lesões mais graves e necessitam de observação”, explicou o veterinário.

Já Gariba explicou que os animais estão sob guarda dos proprietários e que um Boletim de Ocorrência foi feito na Brigada Militar em razão da atipicidade do fato. Não há ainda suspeitos do crime contra os animais. “Segundo o proprietário, os cavalos estavam atados e foram soltos. Foi uma situação bastante difícil, pois nada justifica um ataque como esse aos animais. Os dois encontrados próximo ao ginásio foram localizados após denúncia de cavalos atados no caminhódromo, porém quando o servidor responsável chegou ao local indicado, estavam somente as cordas cortadas”, concluiu.

Informações quanto fatos semelhantes ou sobre animais soltos, podem ser feitas pelos telefones (53) 3245-7106 ou 99953-7145.

Ferimentos, possivelmente feito por faca Foto: Divulgação TP

Veterinário da Prefeitura realizou os atendimentos aos animais feridos, sendo que dois ainda inspiram cuidados Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook