TRADICIONALISMO

CTG Candeeiro do Pago empossa novas prendas e peões

Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões culminou com o baile de posse animado pelo grupo Tchê Guri

No sábado á tarde foram realizadas as provas artísticas Foto: J. André TP

O fim de semana passado foi movimentado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Candeeiro do Pago, na Vila Residencial. A entidade tradicionalista se mobilizou para a Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões, que escolheu os novos membros para o perídio 2021-2023.

As provas escritas foram realizadas na sexta-feira (5), na escola Jerônimo Mércio da Silveira. Na manhã de sábado, nas dependências do CTG foi realizada a Mostra Cultural pelas 12 prendas inscritas e provas campeiras para o peão adulto. Pela tarde, as prendas e o peão nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil e adulto, mostraram suas habilidades e conhecimentos nas provas artísticas, dançando, declamando ou cantando, além de improvisarem, falando sobre temas pré-determinados e sorteados sobre o tradicionalismo em geral.

A Ciranda e o Entrevero tiveram como jurados a bajeense Carolina Ribas (1ª Prenda do RS), Jerusa Oliz Nunes (integrante do Conselho Fiscal da 18ª Região Tradicionalista) e Robito Maciel (integrante Departamento Cultural da 21ª Região Tradicionalista).

Durante à noite, em baile animado pelo renomado grupo Tchê Guri, a atual patronagem, que devido a pandemia teve o mandato estendido até 2023, inaugurou o mural de fotografias das prendas e peões que estavam saindo, bem como, foi revelado os resultados do concurso e empossadas as novas prendas e peões.

Mural de prendas e peões ganhou as fotografias das últimas gestões Foto: J. André TP

RESGATE E GRATIDÃO – O patrão Michel Feijó, que também é o secretário de Educação do município, disse ao TP, que quando a atual patronagem assumiu o CTG, uma das principais propostas era resgatar, fomentar e ampliar ações existentes na entidade, assim fortalecer a cultura num todo, como concurso de peões e prendas, invernadas, rodeios campeiros e bailes de grande porte. “Então no último final de semana conhecemos o nosso novo prendado gestão 2021-2023 e nos despedimos do nosso primeiro prendado 2019-2021 – prendado esse que tivemos muito orgulho, quando fomos premiados com a 3ª Prenda Mirim e o 2⁰ Guri da 18⁰ Região Tradicionalista. Isso é muito gratificante, pois Candiota não levava nenhum representante há anos para a região. Agora com nosso novo prendado vamos à região novamente em busca dos primeiros lugares e vamos preparar nossas prendas e peões para concorrer e se Deus quiser chegar no Estado, que é nosso principal objetivo”, afirmou.

A patroa e diretora do Departamento Cultura do CTG, Valéria Munhóz, destacou ter sido um fim se semana especial ao lado das crianças e dos pais, sócios e simpatizantes. “Ficamos muito felizes com o evento, as crianças deram show de cultura e tradição e isso é de extrema importância pra nossa entidade, pois eles são nosso futuro. São eles que darão sequência ao nosso tradicionalismo. Gratidão a todos que ajudaram e colaboraram pra que esse evento fosse um sucesso”, agradeceu.

Renomado grupo Tchê Guri animou o baile de posse Foto: J. André TP

 

PRENDADO 2021-2023

Novo prendado 2021-2023 foi empossado no último sábado (6) Foto: J. André TP

Categoria Adulta

1ª prenda: Mayree Pinheiro de Moura

2ª prenda: Marcela Rodrigues

3ª prenda: Noimara Bairros

1º peão: Juliano dos Santos

Categoria Juvenil

1ª prenda: Maria Leonora Vivian Lehr

2ª prenda: Maria Clara Munhoz Teixeira

3ª prenda: Luisa da Conceição Porley

 

Categoria Mirim

1ª prenda: Ana Alice Garcia Garcia

2ª prenda: Leyce Kessler de Moura

3ª prenda:Ana Beatriz Vivian Lehr

1ª prenda Pré-mirim: Laurinda Kessler de Moura

Piazito Dente de Leite: Bernardo Ortiz

Prendinhas: Giovanna Munhoz da Silva e Ana Lívia Garcia Garcia

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook