CANDIOTA

CTG Candeeiro do Pago sedia um espetáculo de danças tradicionais

CTG Rincão da Carolina obteve várias premiações

CTG Rincão da Carolina obteve várias premiações Foto: J.André TP

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Candeeiro do Pago de Candiota sediou, no domingo, 7, a 5ª edição do Pago em Dança.  Mais de 500 pessoas participaram do evento que contou com a presença de 10 grupos das cidades de Santana do Livramento, São Gabriel, Rosário do Sul, Caçapava do Sul e Bagé.

Conforme o regulamento, cada grupo tinha apenas 20 minutos de apresentação. A comissão julgadora teve como missão avaliar a correção coreográfica, harmonia de conjunto e, ainda, a interpretação artística.

Coordenador da 21ª RT Gilberto Silveira

Coordenador da 21ª RT Gilberto Silveira Foto: J.André TP

Além de receber muitos visitantes e apaixonados pelo tradicionalista, o evento teve a presença do coordenador da 18ª Região Tradicionalista (RT), Gilberto Bittencourt Silveira. Ele avalia que Candeeiro do Pago cumpre à risca suas atribuições, quando realiza pela quinta vez um evento como esse. Segundo Silveira, é por estas iniciativas e investimento no engajamento da juventude, que o tradicionalismo na região tem crescido tanto. Os dados são mesmo animadores, quando a 18ª RT irá participar com mais de 90 participantes individuais e 10 grupos de danças na fase inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, em Uruguaiana. “Há mais de 20 anos que não tínhamos uma participação tão expressiva”, destaca.

Ensaísta do Rincão Carolina, Rodrigo Machado

Ensaísta do Rincão da Carolina, Rodrigo Machado Foto: J.André

Com uma delegação de 100 pessoas, três das quatro invernadas do CTG Rincão da Carolina estiveram em Candiota – mirim, juvenil e adulta. O ensaísta das invernadas do CTG, Rodrigo Machado, salienta que eventos como o Pago em Dança tem sim o caráter de resgate do passado, da história e de cultuar o tradicionalismo, entretanto, ele avalia que o principal objetivo é a integração. “Esta é a essência de tudo e que nos traz até aqui”, enfatiza.

Para Adriana Maurente, uma das organizadoras do evento, a 5ª edição ocorreu dentro do esperado. “Superou as expectativas. Tivemos grupos de outras cidades e foi uma integração muito gratificante”. Os grupos que conquistaram o primeiro lugar foram agraciados com prêmio em dinheiro e troféu. As demais colocações apenas receberam troféu.

Classificação Geral

Danças tradicionais
Adulto
1º lugar – CTG Rincão da Carolina
2º lugar – CTG Sentinela do Forte

Juvenil
1º lugar – CTG Rincão da Carolina
2º lugar – CTG Sentinela do Forte
3º lugar – GAN Campo Aberto

Mirim
1º lugar – CTG Passo do Rosário
2º lugar – CTG Sentinela do Forte
3º lugar – CTG Família Nativista
4º lugar – CTG Rincão da Carolina
5º lugar – GAN Campo Aberto

Melhor coreografia de entrada e saída mirim

CTG Passo do Rosário

Melhor coreografia de entrada juvenil
CTG Rincão da Carolina

Melhor coreografia de entrada e saída adulto
CTG Rincão da Carolina

Comentários do Facebook