OBRA

Cymi do Brasil continua em Pinheiro Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Representantes da empresa estiveram reunidos com o Executivo pinheirense Foto: Divulgação TP

Tratava-se apenas de um boato. A afirmação é do super­visor fundiário da Chimarrão Energia, André Stank, quando questionado sobre a possibi­lidade da empresa Cymi do Brasil ir embora de Pinheiro Machado. O caso repercutiu nas redes sociais desde o último domingo (9), quando passou a vigorar o decreto para proibição de atividades consideradas não essenciais visando conter a dis­seminação do novo coronavírus. A medida incluía pa­rada da construção de uma li­nha de transmissão de ener­gia, que está sob responsabi­lidade da empresa espanhola.

Na manhã seguinte, convi­dados pelo prefeito Zé Antônio, Hector Poço e Alexandre Firmia­no estiveram no Gabinete para esclarecer o assunto. Também participaram do encontro o vice­-prefeito Jackson Cabral, o chefe de Gabinete Alex Rodrigues e o assessor Marcelo Mesko. “Quan­do surgiu essa história de que a empresa poderia desistir e ir embora daqui eu entrei em contato com o André Stank e de imediato ele me tranquili­zou. Disse que o decreto está aí para ser cumprido, que eles estão cientes sobre a situação da Covid-19 na região e que não haveria problema em pa­ralisarem as obras por mais alguns dias”, disse o gestor.

Conforme contou o pre­feito, a conversa seguiu no mesmo sentido com os repre­sentantes da Cymi durante en­contro presencial – de que eles não têm a pretensão de sair do município, visto que a área já foi licenciada e obras de infra­estrutura também iniciadas. Na segunda-feira (11), os fiscais da Vigilância Sanitária estiveram no canteiro de obras para que o decreto fosse cumprido. Com a mudança de posicionamento do Executivo, as atividades já foram retomadas nesta quarta-feira (12). Zé Antô­nio foi pessoalmente até o local e entregou um ofício autorizando a continuidade do serviço, de acor­do com protocolos estabelecidos pelo governo do Estado para a bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado.

Para o jornal, o engenheiro Felipe Carmo afirmou que a Cymi vem cumprindo todos os protocolos em relação à prevenção e combate à Covid-19, bem como a legislação sanitária federal e municipal em vigor. “Também não se cogitou ir embora do município por questões regulatórias com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), temos que concluir a construção das Linhas de Transmissão nessa localidade e temos prazos a serem cumpridos. Inclusive, cabe informar que esta obra é prioritária para a distribuição de energia em âmbito nacional”, disse.

Segundo o profissional, além de buscarem preservar boa relação com a administração pública, eles também estão contribuindo financeiramente com as municipalidades locais e respectivas Secretarias, “buscando as melhores práticas para o combate da pandemia e proteção de toda a população”.

Prefeito Zé Antônio visitou o canteiro de obras Foto: Divulgação TP

*Informações atualizadas em relação ao impresso. O retorno da empresa ocorreu após o fechamento da edição.

Comentários do Facebook